Pular para o conteúdo principal

O PASSADO LUXURIOSO DA CAATINGA

ImagemJosé Leal de Souza

Os segredos enterrados sob a seca implacável do sertão nordestino começam a ser desvendados, com a ajuda de uma pesquisa conduzida em São João do Cariri, no centro-sul da Paraíba, que analisou sedimentos e grãos de pólen coletados de uma lagoa temporária, revelando detalhes surpreendentes sobre a história da Caatinga, a paisagem emblemática do sertão


A vegetação atual da Caatinga, descrita pelo renomado escritor Graciliano Ramos como avermelhada, esparsa e de galhos desfolhados, não é a paisagem original do sertão. 

Antes dela, uma floresta semelhante à Amazônia e à Mata Atlântica, povoada por espécies pouco adaptadas à seca, dominava a região. Com a mudança climática, essa vegetação mais úmida deu lugar à Caatinga que conhecemos hoje.

O estudo, que teve a participação de pesquisadores de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e São Paulo, identificou árvores nativas como o oiti (gênero Licania) e o cajueiro (Anacardium) em camadas de sedimentos datadas entre 4,9 mil e 2,2 mil anos. Esse achado sugere que a paisagem atual da Caatinga se consolidou há cerca de 5 mil anos.

Paulo Eduardo de Oliveira, palinólogo da USP e coautor do estudo, explica: “Estamos lidando com registros de 17 mil anos atrás. Em um momento muito úmido e mais frio, a composição florística era bastante diferente da atual, com espécies que atualmente são encontradas em regiões montanhosas”.

Evolução da Vegetação

A trajetória evolutiva de algumas linhagens de plantas da Caatinga remonta a 34 milhões de anos, na transição dos períodos Eoceno para Oligoceno. “Após a última glaciação, cerca de 12 mil anos atrás, o clima do Nordeste tornou-se menos úmido. 

Porém, somente há 5 mil anos a Caatinga assumiu a forma que vemos hoje”, comenta o geógrafo José João Lelis Leal de Souza, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A pesquisa também indica oscilações climáticas ocorridas há cerca de 2,1 mil anos, relacionadas aos fenômenos El Niño e La Niña, e um clima mais estável, porém com períodos de seca prolongada e chuvas esporádicas intensas, a partir de 1,6 mil anos atrás.

O estudo alerta sobre os perigos do desmatamento e da má gestão do solo na Caatinga, práticas que datam do século XVII. “A maneira como o solo é usado na Caatinga hoje reduz a quantidade de nutrientes e água, acelerando a erosão e comprometendo sua capacidade de sustentar a vida”, observa Lelis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.