Pular para o conteúdo principal

FILME FEITO NO NORDESTE É ESCOLHIDO DO BRASIL PARA TENTAR O OSCAR 2024

 

O escolhido do Brasil para tentar o Oscar 2024 é uma espécie de carta de amor a Recife. Foto: Reprodução

O filme Retratos Fantasmas, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2024. O anúncio foi feito no fim da manhã desta terça-feira, 12 de setembro.

Inicialmente, Retratos Fantasmas disputou a vaga com outros 28 longas-metragens, inscritos e habilitados. Na semana passada, passou para o segundo turno com cinco produções: Estranho Caminho, de Guto Parente, Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho, Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria, Pedágio, de Carolina Markowicz, e Urubus, de Claudio Borrelli.

Classificado como um longa-metragem documental, o escolhido do Brasil para tentar o Oscar 2024 é uma espécie de carta de amor de Mendonça a sua terra natal Recife. Por meio sobretudo de fotografias, o diretor parte de sua história pessoal, com enfoque, em sua mãe, para depois mostrar como o centro da capital pernambucana produziu memórias e cultura por meio dos cinemas de rua.

    Em entrevista ao Estadão, Mendonça falou como isso de dá na tela “Numa foto há pessoas que já foram, que já estiveram. Mas, no registro, elas estão ali. Num cinema, a dimensão fantasma é total: umas 50 mil pessoas passaram por aquelas salas. Ver a foto de uma sala de cinema é ter uma comunicação com uma outra realidade”, explicou.

    Retratos Fantasmas estreou na Seleção Oficial do Festival de Cannes e foi selecionado para mais de 30 festivais internacionais. Com a repercussão, a distribuidora americana do filme de Mendonça contratou a Cinetic Marketing, empresa líder na temporada de premiações e campanhas para o Oscar dos últimos anos. Em 2023, a Cinetic teve 18 vitórias para filmes que divulgou incluindo a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

    Mendonça é diretor de outros filmes de sucesso, entre eles, O Som ao Redor (2013), Aquarius (2016) e Bacurau (2019).

    Assista o traler de Retratos Fantasmas abaixo:

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

    Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

    DERROTA PARA EZEQUIEL

      Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

    CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

    A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.