Pular para o conteúdo principal

QUEDAS NO FPM DEIXAM PREFEITOS NA CORDA BAMBA

 


Com a chegada da segunda quinzena de agosto, os prefeitos das cidades do Rio Grande do Norte vivem a expectativa para os repasses das duas parcelas restantes do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Na primeira parcela do mês, houve queda de mais de 20% nos recursos, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que compromete as finanças municipais e pode colocar em risco o pagamento de funcionários e os serviços à população.

De acordo com o consultor em gestão pública da Analisa RN, Francistony Valentim, paira sobre os municípios brasileiros a incerteza se eles vão conseguir honrar seus compromissos depois das frequentes quedas nos repasses do FPM, realizados pelo Governo Federal. A situação se complica ainda mais por causa do atraso na divulgação das perspectivas dessas transferências, que são realizadas pelo Tesouro Nacional. Na análise do especialista, isso retira dos prefeitos a oportunidade de realizar um planejamento financeiro adequado.

“O corte nos recursos e o atraso na divulgação prejudicam a capacidade de investimento e o compromisso do município em honrar com as suas obrigações financeiras. Os gestores ficam na corda bamba entre manter a folha de pagamento em dia e pagar aos fornecedores para manter os serviços essenciais à população”, disse.

O FPM é pago em três parcelas no mês, nos dias 10, 20 e 30. O primeiro repasse é o mais importante porque é o que concentra a maior quantidade de recursos e é justamente nele que se observa as reduções mais significativas. Para efeito de comparação, a parcela de 10 de julho deste ano sofreu uma queda de mais de 32% em relação ao mesmo período do ano passado. Em agosto, o corte foi de cerca de 20%. A previsão para as cidades do RN era da ordem de R$ 20,4 milhões, mas chegaram aos cofres municipais R$ 17 milhões.

O FPM é formado pela arrecadação do Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e distribuído aos municípios conforme sua faixa populacional. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, a redução neste mês aconteceu pela queda na arrecadação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e o aumento de restituições do IR em 56%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.