Pular para o conteúdo principal

IGREJA CATÓLICA DEVE SER "PURIFICADA" APÓS ESCÂNDALOS SEXUAIS, DIZ PAPA FRANCISCO

 


O papa Francisco voltou a repudiar os casos de abuso sexual promovidos pelo clero. Em declaração na 4ª feira (2.ago), durante a 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o pontífice fez um apelo contra a pedofilia, reforçando que a Igreja Católica precisa se submeter à “purificação constante”, além de sempre ouvir e acolher as vítimas.

A declaração do papa aconteceu após uma investigação de Portugal, sede da JMJ deste ano, revelar que cerca de 4,4 mil casos de abusos sexuais contra menores foram cometidos em Igrejas Católicas do país nos últimos 70 anos. Segundo o relatório, a maioria dos abusos ocorreu nos distritos de Lisboa e Porto, com vítimas entre 10 e 14 anos.

Falando a bispos, padres e freiras, Francisco afirmou que os crimes afastam cada vez mais fiéis da Igreja, uma vez que o “crescente distanciamento da prática da fé” é causado, sobretudo, pela decepção e raiva da população com o “mau testemunho” do clero. “A crise nos chama a uma purificação humilde e constante, partindo do grito angustiado das vítimas”, disse o pontífice.

Além de Portugal, outros países promoveram investigações sobre casos de abuso na Igreja. Um dos últimos, divulgado em abril, foi feito pelos Estados Unidos, que apontou para o abuso de ao menos 600 crianças na Igreja Católica em Baltimore, em Maryland, entre 1940 a 2002. O documento lista como culpados padres, seminaristas, professores e outros integrantes da instituição.

Desde que se tornou papa, em 2013, Jorge Bergoglio vem aumentando os esforços para conter casos de abuso sexual nas igrejas. Em 2021, por exemplo, o pontífice alterou a lei do Vaticano e ampliou as regras para punir clérigos que praticam o crime com qualquer pessoa, não apenas crianças, bem como em casos de omissão e negligência.

SBT News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.