Pular para o conteúdo principal

IGREJA CATÓLICA DEVE SER "PURIFICADA" APÓS ESCÂNDALOS SEXUAIS, DIZ PAPA FRANCISCO

 


O papa Francisco voltou a repudiar os casos de abuso sexual promovidos pelo clero. Em declaração na 4ª feira (2.ago), durante a 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o pontífice fez um apelo contra a pedofilia, reforçando que a Igreja Católica precisa se submeter à “purificação constante”, além de sempre ouvir e acolher as vítimas.

A declaração do papa aconteceu após uma investigação de Portugal, sede da JMJ deste ano, revelar que cerca de 4,4 mil casos de abusos sexuais contra menores foram cometidos em Igrejas Católicas do país nos últimos 70 anos. Segundo o relatório, a maioria dos abusos ocorreu nos distritos de Lisboa e Porto, com vítimas entre 10 e 14 anos.

Falando a bispos, padres e freiras, Francisco afirmou que os crimes afastam cada vez mais fiéis da Igreja, uma vez que o “crescente distanciamento da prática da fé” é causado, sobretudo, pela decepção e raiva da população com o “mau testemunho” do clero. “A crise nos chama a uma purificação humilde e constante, partindo do grito angustiado das vítimas”, disse o pontífice.

Além de Portugal, outros países promoveram investigações sobre casos de abuso na Igreja. Um dos últimos, divulgado em abril, foi feito pelos Estados Unidos, que apontou para o abuso de ao menos 600 crianças na Igreja Católica em Baltimore, em Maryland, entre 1940 a 2002. O documento lista como culpados padres, seminaristas, professores e outros integrantes da instituição.

Desde que se tornou papa, em 2013, Jorge Bergoglio vem aumentando os esforços para conter casos de abuso sexual nas igrejas. Em 2021, por exemplo, o pontífice alterou a lei do Vaticano e ampliou as regras para punir clérigos que praticam o crime com qualquer pessoa, não apenas crianças, bem como em casos de omissão e negligência.

SBT News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.