Pular para o conteúdo principal

DIA DO PSICÓLOGO: ESPECIALISTA EM LUTO FALA DA SUA JORNADA PROFISSIONAL NA ÁREA

 


Foto: Divulgação.

No Brasil, o dia 27 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia da Psicóloga e do Psicólogo, área que há mais de 60 anos é regulamentada como ciência e profissão, por meio de lei federal. Entre os profissionais potiguares, a história da psicóloga Mariana Simonetti é marcada pela dedicação à vida humana e, há mais de 10 anos como especialista em luto no Morada da Paz, pelo auxílio no processo enfrentado após a perda de entes queridos. “No início da minha carreira, não me imaginava atuando tão de perto com a morte, apesar de ter dedicado tempo na graduação ao estudo nessa área”, lembra a psicóloga.

A história de Mariana com o Morada da Paz começou em 2009, por meio de um convite para trabalhar sobre a temática do luto com os colaboradores da empresa, que lidam diariamente com a morte e precisavam de uma escuta especializada e capacitações sobre o tema. “Esse foi o momento em que, diante de um novo desafio profissional, novamente me debrucei sobre os estudos da área da morte e do luto na Psicologia”, lembra. “A partir daí, foi um processo muito natural a minha permanência na empresa, que se tornou definitiva e continua até hoje”, ressalta Mariana.

Mesmo não fazendo planos para trabalhar com a morte quando começou a atuar profissionalmente, como psicóloga especialista em luto atuante no cemitério, funerária e crematório Morada da Paz, e também junto a Assistência Funeral Morada da Paz Essencial e ao crematório Morada da Paz Pet, Mariana sente-se muito à vontade com sua rotina, e acredita que a abordagem escolhida dentro da Psicologia, a fenomenológica-existencial, sempre contribuiu para que temas como a finitude da vida fossem naturais no seu cotidiano.

Lidar com a morte não é fácil, o luto pode trazer consigo os sentimentos de tristeza e dor, e para qualquer ser humano que convive diariamente com isso, mesmo que profissionalmente, muitos desafios podem surgir. “É preciso domínio técnico e a prática da empatia constante para que nosso atendimento aos enlutados seja o melhor e mais profissional possível”, explica Mariana. “Nossa equipe está sempre buscando formas de amenizar a dor dos que nos procuram nesse momento tão delicado e poder ajudar cada uma dessas pessoas nos traz imensa gratidão, o que acaba por nos preencher positivamente e facilitar nosso trabalho”, destaca a psicóloga.

Na Psicologia do Luto, não se pode falar em eliminar a dor, uma vez que cada pessoa processa a perda de um ente querido – algo de grande magnitude na vida da maioria das pessoas – de forma individual. Entretanto, sem a figura do profissional de psicologia, esse processo pode ser ainda mais doloroso e longo. “Meu trabalho me dá sentido na vida, mesmo tratando da morte todos os dias”, afirma Mariana.

“Faz muito sentido e me realiza profissionalmente ser psicóloga e, dentro da gama de possibilidades de atuação profissional que estão disponíveis, permanecer na escolha diária de atuar com o luto e ajudar, dar suporte ao sofrimento humano”, finaliza a profissional do Morada da Paz.

Morada do Cuidado

A plataforma Morada do Cuidado (http://www.moradadocuidado.com.br) fornece recursos e informações que podem auxiliar na vivência após a perda de um ente querido. Na aba “Trilhas”, o público vai acessar conteúdo em vídeo, em 15 módulos, desenvolvido por especialistas na psicologia do luto, que buscam orientar os enlutados sobre a experiência que estão vivendo. Já no item “Projetos”, os usuários poderão conhecer as iniciativas do Morada da Paz que oferecem apoio especializados e informações seguras sobre o universo do luto como o grupo de escuta “Chá da Saudade”, o site “O que fazer em caso de morte” e a “Turma do Vilinha”, que aborda sobre como falar sobre o assunto com crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.