Pular para o conteúdo principal

DIA DO PSICÓLOGO: ESPECIALISTA EM LUTO FALA DA SUA JORNADA PROFISSIONAL NA ÁREA

 


Foto: Divulgação.

No Brasil, o dia 27 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia da Psicóloga e do Psicólogo, área que há mais de 60 anos é regulamentada como ciência e profissão, por meio de lei federal. Entre os profissionais potiguares, a história da psicóloga Mariana Simonetti é marcada pela dedicação à vida humana e, há mais de 10 anos como especialista em luto no Morada da Paz, pelo auxílio no processo enfrentado após a perda de entes queridos. “No início da minha carreira, não me imaginava atuando tão de perto com a morte, apesar de ter dedicado tempo na graduação ao estudo nessa área”, lembra a psicóloga.

A história de Mariana com o Morada da Paz começou em 2009, por meio de um convite para trabalhar sobre a temática do luto com os colaboradores da empresa, que lidam diariamente com a morte e precisavam de uma escuta especializada e capacitações sobre o tema. “Esse foi o momento em que, diante de um novo desafio profissional, novamente me debrucei sobre os estudos da área da morte e do luto na Psicologia”, lembra. “A partir daí, foi um processo muito natural a minha permanência na empresa, que se tornou definitiva e continua até hoje”, ressalta Mariana.

Mesmo não fazendo planos para trabalhar com a morte quando começou a atuar profissionalmente, como psicóloga especialista em luto atuante no cemitério, funerária e crematório Morada da Paz, e também junto a Assistência Funeral Morada da Paz Essencial e ao crematório Morada da Paz Pet, Mariana sente-se muito à vontade com sua rotina, e acredita que a abordagem escolhida dentro da Psicologia, a fenomenológica-existencial, sempre contribuiu para que temas como a finitude da vida fossem naturais no seu cotidiano.

Lidar com a morte não é fácil, o luto pode trazer consigo os sentimentos de tristeza e dor, e para qualquer ser humano que convive diariamente com isso, mesmo que profissionalmente, muitos desafios podem surgir. “É preciso domínio técnico e a prática da empatia constante para que nosso atendimento aos enlutados seja o melhor e mais profissional possível”, explica Mariana. “Nossa equipe está sempre buscando formas de amenizar a dor dos que nos procuram nesse momento tão delicado e poder ajudar cada uma dessas pessoas nos traz imensa gratidão, o que acaba por nos preencher positivamente e facilitar nosso trabalho”, destaca a psicóloga.

Na Psicologia do Luto, não se pode falar em eliminar a dor, uma vez que cada pessoa processa a perda de um ente querido – algo de grande magnitude na vida da maioria das pessoas – de forma individual. Entretanto, sem a figura do profissional de psicologia, esse processo pode ser ainda mais doloroso e longo. “Meu trabalho me dá sentido na vida, mesmo tratando da morte todos os dias”, afirma Mariana.

“Faz muito sentido e me realiza profissionalmente ser psicóloga e, dentro da gama de possibilidades de atuação profissional que estão disponíveis, permanecer na escolha diária de atuar com o luto e ajudar, dar suporte ao sofrimento humano”, finaliza a profissional do Morada da Paz.

Morada do Cuidado

A plataforma Morada do Cuidado (http://www.moradadocuidado.com.br) fornece recursos e informações que podem auxiliar na vivência após a perda de um ente querido. Na aba “Trilhas”, o público vai acessar conteúdo em vídeo, em 15 módulos, desenvolvido por especialistas na psicologia do luto, que buscam orientar os enlutados sobre a experiência que estão vivendo. Já no item “Projetos”, os usuários poderão conhecer as iniciativas do Morada da Paz que oferecem apoio especializados e informações seguras sobre o universo do luto como o grupo de escuta “Chá da Saudade”, o site “O que fazer em caso de morte” e a “Turma do Vilinha”, que aborda sobre como falar sobre o assunto com crianças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.