Pular para o conteúdo principal

COM LULA, CONFIANÇA DOS BRASILEIROS NO PRESIDENTE ATINGE MAIOR NÍVEL DESDE 2012, REVELA PESQUISA IPEC

 


A confiança dos eleitores brasileiros nos partidos políticos atingiu, em 2023, o maior patamar em 15 anos, de acordo com a mais recente edição do Índice de Confiança Social (ICS), série anual de pesquisas presenciais conduzidas desde 2009 pelo Ibope e mantida com a mesma metodologia pelo Ipec. 

A pesquisa também revelou que a imagem do Congresso e do presidente da República melhoraram neste ano, pouco mais de seis meses após os ataques golpistas de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes. 

O levantamento destacou ainda que católicos e evangélicos ainda refletem a polarização de 2022 e que a confiança dos brasileiros no presidente da República alcançou seu maior nível desde 2012, informa o jornal O Globo.

O índice do Ipec classifica instituições com notas de zero a cem, sendo que zero indica nenhuma confiança e cem, muita. As entidades ligadas à política ainda ocupam as últimas posições no ranking, mas nunca desde 2009 alcançaram os patamares atuais. 

Partidos políticos chegaram a 34 pontos nessa escala, enquanto o Congresso marcou 40, ambos registrando aumento significativo em relação a 2022. Entre 2015 e 2018, os partidos marcavam entre 16 e 18 e o Congresso entre 18 e 22.

A CEO do Ipec, Márcia Cavallari, destacou que a melhora na opinião pública em relação aos partidos indica que o clima de “antipolítica” que era mais comum no ápice da Operação Lava Jato e no processo de golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ficou no passado. 

Ela apontou que o indicador costumava crescer em anos eleitorais, mas entre 2015 e 2018, o índice de confiança nos partidos atingiu o menor valor da série, refletindo a negação da política vivida nesse período. No entanto, após a eleição de 2018, o indicador voltou a obter valores em patamares observados anteriormente, indicando uma maior disposição dos eleitores em se envolver com a política partidária.

A pesquisa também mostrou que os jovens com idades entre 16 e 24 anos são os que melhor avaliam os partidos, alcançando 40 pontos na escala de confiança. Além disso, os moradores do Nordeste têm percepções mais positivas que a média, com as siglas registrando 41 pontos na região. 

Quanto ao Congresso, suas melhores avaliações vieram da população de baixa renda (classes D e E) e dos menos escolarizados (que cursaram apenas até o ensino fundamental).

No tocante ao presidente da República, a pesquisa evidenciou que, nesta primeira edição do levantamento durante o terceiro mandato de Lula, a confiança dos brasileiros em sua gestão atingiu o maior nível desde 2012, marcando 50 pontos na escala do ICS, nove a mais do que registrado em 2022, último ano da gestão Jair Bolsonaro (PL). 

Os eleitores do Nordeste são os que declaram maior confiança em Lula, com o presidente da República marcando 66 pontos na região.

No entanto, a pesquisa também revelou que ainda são muitos os que não confiam nas instituições que organizam, representam e deliberam interesses da população, o que é considerado significativo em um contexto de reconstrução da democracia. 

A confiança dos brasileiros no sistema eleitoral também recuou, alcançando 53 pontos em 2023, após uma campanha de difamação das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral durante o pleito de 2022.

Apesar dos recorrentes ataques às urnas eletrônicas propagados por Bolsonaro e seus apoiadores, a atuação de setores das Forças Armadas na empreitada bolsonarista não impactou significativamente na confiança dos brasileiros nessa instituição, que ainda alcança 66 pontos na escala do ICS.

A pesquisa Ipec entrevistou presencialmente 2.000 moradores de 127 municípios entre 1° e 5 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos sobre os resultados do total da amostra, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

CAICÓ: MOTOTAXISTAS SE ARTICULAM PARA REALIZAÇÃO DE PROTESTO

Segundo informações chegadas ao blog, um grupo de moto taxistas de Caicó, está se articulando para realizarem um protesto contra as novas normas para multas que vão ser aplicadas em Caicó. Segundo o que colhemos de informações, o protesto não será contra o excesso de velocidade. “Somos de acordo estabelecer um limite de velocidade. Agora o que foi dito sobre o que as câmeras de monitoramento vão filmar, que nem sacola podemos carregar?  Isso vai nos prejudicar, a maioria dos mototáxi são pais de família, que vão ser prejudicados”.  Disse um dos articuladores do movimento. Perguntamos sobre o dia e horário deste protesto, mas, fomos informados que eles ainda estão se organizando.   De Roberto Flávio

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.