Pular para o conteúdo principal

ROGÉRIO É CONTRA FALA MACHISTA, MAS JÁ DEFENDEU MISOGINIA DE BOLSONARO

 

O senador Rogério Marinho (PL) entrou com duas representações contra o defensor público Serjano Valle por falas misóginas contra as eleitoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (26). Entretanto, a indignação do senador contra situações machistas e misóginas só ocorrem quando as vítimas são de direita ou bolsonaristas. Quando são de esquerda ou petistas, não há o menor empenho ou iniciativa.


Em 2017, ele apoiou e se ofereceu para testemunhar a favor do ex-presidente, acusado de apologia ao crime de estupro e injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), quando Bolsonaro disse que não a violentava porque “ela não merecia”, “é muito feia” e “não faz meu gênero, jamais a estupraria”. A misoginia de Bolsonaro, defendida por Rogério Marinho, ocorreu em dezembro de 2014, em discurso na Câmara dos Deputados, no Youtube e em entrevista ao jornal Zero Hora.



O ex-presidente virou alvo de ação penal somente 18 meses depois, em junho de 2016 e, em agosto de 2017, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso do então deputado e confirmou a condenação imposta pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJ-DFT). Bolsonaro então recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), argumentando que, ao proferir as falas misóginas contra a petista, estava protegido pela imunidade parlamentar, mas teve o recurso negado pelo então ministro Marco Aurélio Mello.



Incluído na lista de testemunhas de defesa, após se oferecer para depor a favor de Bolsonaro e contra Maria do Rosário, Rogério usou sua prerrogativa parlamentar para informar que só poderia depor em agosto de 2018. A ação seria parte das manobras feitas por Bolsonaro para tentar adiar seu julgamento no STF para depois das eleições presidenciais daquele ano. No entanto, a defesa da petista pediu que Rogério Marinho fosse dispensado, pois não estava presente no momento das agressões verbais e incitação à violência sexual contra a petista.


A última movimentação jurídica do caso foi no dia 12 de junho deste ano, quando o ministro do STF Dias Toffoli enviou a ação penal (AP 1008) à primeira instância do TJ-DFT, porque, conforme seu entendimento, na época dos fatos, Bolsonaro era deputado federal e havia sido reeleito para o mandato de 2015-2019. Após a abertura da ação penal, ele foi eleito presidente da República, mas, com o fim do mandato presidencial, já não tem prerrogativa de função para ser processado e julgado pelo STF.


REPRESENTAÇÕES NO RN


Nesta segunda (26), o senador Rogério Marinho apresentou duas representações, à Defensoria Pública do RN e à Procuradoria Geral de Justiça do Estado, pedindo a instauração de procedimento investigativo contra Serjano Valle. Para ele, o defensor atenta contra a dignidade das mulheres e de suas opiniões eleitorais e que merece investigação e “eventuais atuações no âmbito cível e criminal”.

Segundo o parlamentar, os agentes públicos têm o dever de agir com base na Constituição, e que a manifestação do defensor é um abuso da liberdade de expressão, “já que veicula discurso de discriminação de gênero e de ofensa às mulheres”. “É preciso a adoção das medidas disciplinares e judiciais cabíveis”, disse Rogério Marinho.

Natália critica hipocrisia de Girão: ‘Bateu palminhas para machismo’ de Bolsonaro”

Quem também entrou com representação, na Corregedoria da Defensoria Pública do RN, contra o defensor público Serjano Valle pelas falas misóginas contra as eleitoras bolsonaristas foi o deputado federal General Girão (PL) nesta segunda-feira. “Representamos contra o defensor que incitou o crime de abuso sexual contra as mulheres que votaram no presidente Bolsonaro. Um crime contra a honra de qualquer mulher e uma ofensa à liberdade do voto de todos. Estamos cobrando e não aceitaremos que isso fique impune”, disse.


Defensor e admirador ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Girão foi criticado indiretamente pela colega de bancada, a deputada federal Natália Bonavides (PT), que apontou a hipocrisia e dissimulação do congressista. Sem dizer o nome do bolsonarista, ela afirmou que o parlamentar agora critica o defensor público pela ofensa contra mulheres, mas “sempre bateu palminhas paras as falas machistas” do ex-mandatário.


“Sério que parlamentar bolsonarista que sempre bateu palminhas paras as falas machistas de Bolsonaro e votou contra a igualdade salarial entre mulheres e homens está fazendo protesto na Defensoria por causa da fala machista (e que repudiamos!) de um defensor?! Não se enganem com quem sempre se prestou a apoiar ataque a mulheres e nunca fez nada por nossos direitos”, disse Natália.


Para ela, a iniciativa de Girão é “uma nítida tentativa de desgastar uma instituição fundamental ao sistema de justiça, e que serve para defender direitos de trabalhadores. Nossas pautas das mulheres são coisa séria e sobre nosso direito de viver! Não aceitamos instrumentalização política rasteira de quem compactua justamente com a violência contra nós”, defendeu a parlamentar.


Do Diário do RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...