Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian mostram que, em maio, o Nordeste do país registrou 1.106.770 empresas com contas atrasadas. A Bahia (BA) foi a Unidade Federativa (UF) com o maior número de registros (340.656). O Rio Grande do Norte ficou na sexta posição do Nordeste, com 67.947 empresas inadimplentes. Com isso, o RN ficou entre a Paraíba, que teve 68 mil, e Alagoas, com 64 mil.
Na análise nacional, foram registradas 6,48 milhões de empresas inadimplentes no Brasil, uma queda de 28,8 mil companhias em relação a abril de 2023, mês em que um novo recorde da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian foi registrado.
A maioria das empresas negativadas eram do setor de “Serviços” (54%). De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “embora a taxa de juros do país ainda seja desafiadora às empresas, a desaceleração da crescente de inadimplência das companhias pode ser um sinal de reação mais positiva para o que virá nos próximos meses. Mas para que uma perspectiva melhor aconteça, de fato, é necessário que as organizações continuem vigilantes em relação à sua saúde financeira e à renegociação de dívidas”.
O setor com mais dívidas inadimplidas em maio foi o de “Outros” (28,9%) que contempla contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O segmento com menos incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,1%). Confira o gráfico a seguir com o levantamento completo desse recorte:
Comentários
Postar um comentário