A candidatura da deputada estadual Isolda Dantas à prefeitura de Mossoró, caminha para se consolidar como projeto de partido. Ouvida pelo Diário do RN, Isolda afirmou que tem projeto de governo para administrar a maior cidade do interior potiguar, mas que aguarda a definição de seu partido, o PT.
O presidente estadual do PT, ex-deputado Junior Souto, concedeu entrevista ao Diário do RN e confirmou que “há consenso no partido sobre prioridade para as eleições em Mossoró”. Segundo ele, uma vitória no segundo maior colégio eleitoral do Estado é “estratégica para nosso projeto político”.
Souto também falou de forma mais direta sobre a candidatura da deputada Isolda Dantas à prefeitura de Mossoró: “Isolda é uma candidata forte e tem todas as condições de disputar e construir uma vitória. Afinal, no contexto do crescimento do PT nas últimas eleições, ela obteve uma vitória eleitoral consagradora e vem intensificando suas atividades e conquistando cada vez mais o reconhecimento do povo mossoroense”.
De acordo com o presidente do PT no RN, a candidatura de Isolda tem tudo para obter sucesso e Junior Souto chega a anunciar a união dos dois principais governantes do PT na campanha de Isolda: “Estamos confiantes, determinados, e certamente a governadora Fátima Bezerra e o presidente Lula farão conosco uma grande campanha”.
Ontem, em entrevista ao Diário do RN, a ex-deputada federal Sandra Rosado, que lidera um grupo político na cidade de Mossoró, disse que ainda não foi procurada para conversar sobre a sucessão do prefeito Allyson Bezerra, que pretende se filiar ao União Brasil, mesmo partido que abriga Sandra e Larissa Rosado. A ex-parlamentar também afirmou que qualquer posição que vier a tomar com relação ao pleito do próximo ano, será combinada com a governadora Fátima Bezerra. O problema é que o União Brasil é comandado no RN pelo ex-senador José Agripino, adversário de Fátima na política estadual e que deverá apoiar a reeleição de Allyson.
“Estamos confiantes, determinados, e certamente a governadora Fátima Bezerra e o presidente Lula farão conosco uma grande campanha”
Junior SoutoPresidente PT/RN
Nesse caso, ou as ex-deputadas mossoroenses vão permanecer no União Brasil e aderir ao projeto de reeleição do prefeito, ou vão se desfiliar e apoiar a candidatura de Isolda Dantas, pela oposição. Nesse caso, há rumores que sugerem o nome da ex-deputada e ex-vereadora Larissa Rosado como possível candidata a vice na chapa de Isolda.
Faz sentido o PT sonhar com a possibilidade de ganhar a eleição em Mossoró, pois terá em seu palanque os dois principais campeões de votos no pleito mais próximo da eleição municipal. Mesmo sabendo que cada eleição tem suas circunstâncias próprias e obedece a peculiaridades locais, o fato de ter Lula e Fátima em seu palanque, poderá fortalecer a candidatura de Isolda Dantas, mesmo que não seja garantia de vitória a presença de liderança nacional ou estadual em qualquer palanque de eleição municipal.
Caso haja comparativo eleitoral, Fátima obteve mais de 60% do eleitorado, diante da votação do prefeito Allyson Bezerra, que teve 47% dos votos. Em números, Fátima teria uma maioria de mais de 13 mil votos diante do prefeito. O problema é saber se Fátima conseguirá transferir seu potencial eleitoral para Isolda em um pleito municipal.
E, para a eleição de 2024, há também o fator Rosalba Ciarlini, que é um nome respeitado pelo eleitorado mossoroense e tem retrospecto de mais vitórias do que derrotas na cidade. Por enquanto, a Rosa está atendendo como médica pediatra e em silêncio quando o assunto é política.
Comentários
Postar um comentário