Do Portal da 98FM
Além da aprovação de governo publicada em postagem anterior, a primeira pesquisa estadual feita pelo Instituto Seta em 2023 também pediu aos entrevistados que listassem até três problemas que eles consideram como os principais do Estado.
Na avaliação dos pesquisados, o maior problema do Estado sob a gestão de Fátima Bezerra é a segurança pública, citada por 26,9% dos entrevistados na 1ª resposta.
Em março, o Estado enfrentou uma onda de violência, com depredação de veículos e prédios. Foram pelo menos 300 ataques criminosos realizados em dezenas de cidades.
Em meio à violência, o RN recebeu a visita do ministro da Justiça, Flávio Dino, que anunciou a liberação, pelo Governo Federal, de recursos para equipar órgãos de segurança pública.
Na lista dos problemas elencados pelos potiguares, depois da segurança aparece a saúde, citada por percentual quase igual na 1ª resposta: 26,7%. Em abril, a governadora teve de enfrentar uma greve de servidores da saúde, o que ocasionou a superlotação de hospitais. Além disso, o Estado tem uma fila de quase 30 mil pessoas na espera por uma cirurgia.
Na sequência dos problemas, são citados educação (9,7%), pavimentação (7,5%), emprego e renda (4%), infraestrutura (3,4%), economia (1,6%) e trânsito/transportes (1,4%). Outros problemas foram citados, mas por menos de 1% dos entrevistados, cada.
Na 2ª e 3ª respostas, houve poucas oscilações em relação aos resultados.
A pesquisa do Instituto Seta ouviu 1.700 pessoas em 51 municípios do Estado entre os dias 22 e 24 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou menos, com índice de confiança de 95%.
Comentários
Postar um comentário