Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CONDENAÇÃO DE BOLSONARO POR ABUSO DE PODER POLÍTICO

 


O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, manifestou-se ontem (22) na primeira etapa do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que analisa a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma reunião com embaixadores no ano passado. Gonet defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político.

Durante a reunião, que foi transmitida em uma TV pública, Bolsonaro fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. O partido PDT acionou o TSE contra o então presidente, alegando abuso de poder político. O caso poderá resultar na inelegibilidade de Bolsonaro.

De acordo com o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, “estão estampados” elementos que justificam o afastamento de Bolsonaro das eleições, como desvio de finalidade, busca de vantagem na disputa eleitoral de 2022 e a gravidade da conduta. Gonet afirmou também que o discurso de Bolsonaro na reunião não estava protegido pela liberdade de expressão, pois “um discurso dessa ordem não compõe o domínio normativo da liberdade de expressão”.

O julgamento foi interrompido após a manifestação do vice-procurador-geral eleitoral e será retomado na próxima terça-feira, dia 27. A previsão é que o resultado seja divulgado na sessão de quinta-feira, dia 29.

Antes da fala de Gonet, o advogado do PDT, Walber Agra, afirmou que as provas apresentadas demonstram que houve abuso de poder político, com o uso da estrutura da administração pública e de meios de comunicação na reunião. Segundo Agra, Bolsonaro atuou para desacreditar as instituições e fez ataques sistemáticos à democracia e aos ministros.

O advogado do PDT defendeu o uso da minuta do golpe como prova, ressaltando que esse documento representa um menosprezo ao regime democrático e às instituições.

Já o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, responsável pela defesa de Bolsonaro e do então vice na chapa, general Braga Netto, argumentou que a discussão sobre o sistema eletrônico de votação não pode ser considerada um tema tabu na democracia. Ele afirmou que a reunião foi um evento diplomático e que Bolsonaro apenas tentou propor um debate público para aprimorar o sistema.

Vieira admitiu que Bolsonaro usou um tom “inadequado” ao tratar do tema com os embaixadores, mas alegou que a reunião ocorreu antes do período eleitoral. Ele também defendeu que a minuta do golpe, apreendida em janeiro na casa do ex-ministro Anderson Torres, não poderia ser usada como prova no julgamento, argumentando que se trata de um documento risível e destinado ao lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.