Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE CONDENAÇÃO DE BOLSONARO POR ABUSO DE PODER POLÍTICO

 


O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, manifestou-se ontem (22) na primeira etapa do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que analisa a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma reunião com embaixadores no ano passado. Gonet defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político.

Durante a reunião, que foi transmitida em uma TV pública, Bolsonaro fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas. O partido PDT acionou o TSE contra o então presidente, alegando abuso de poder político. O caso poderá resultar na inelegibilidade de Bolsonaro.

De acordo com o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, “estão estampados” elementos que justificam o afastamento de Bolsonaro das eleições, como desvio de finalidade, busca de vantagem na disputa eleitoral de 2022 e a gravidade da conduta. Gonet afirmou também que o discurso de Bolsonaro na reunião não estava protegido pela liberdade de expressão, pois “um discurso dessa ordem não compõe o domínio normativo da liberdade de expressão”.

O julgamento foi interrompido após a manifestação do vice-procurador-geral eleitoral e será retomado na próxima terça-feira, dia 27. A previsão é que o resultado seja divulgado na sessão de quinta-feira, dia 29.

Antes da fala de Gonet, o advogado do PDT, Walber Agra, afirmou que as provas apresentadas demonstram que houve abuso de poder político, com o uso da estrutura da administração pública e de meios de comunicação na reunião. Segundo Agra, Bolsonaro atuou para desacreditar as instituições e fez ataques sistemáticos à democracia e aos ministros.

O advogado do PDT defendeu o uso da minuta do golpe como prova, ressaltando que esse documento representa um menosprezo ao regime democrático e às instituições.

Já o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, responsável pela defesa de Bolsonaro e do então vice na chapa, general Braga Netto, argumentou que a discussão sobre o sistema eletrônico de votação não pode ser considerada um tema tabu na democracia. Ele afirmou que a reunião foi um evento diplomático e que Bolsonaro apenas tentou propor um debate público para aprimorar o sistema.

Vieira admitiu que Bolsonaro usou um tom “inadequado” ao tratar do tema com os embaixadores, mas alegou que a reunião ocorreu antes do período eleitoral. Ele também defendeu que a minuta do golpe, apreendida em janeiro na casa do ex-ministro Anderson Torres, não poderia ser usada como prova no julgamento, argumentando que se trata de um documento risível e destinado ao lixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...