Pular para o conteúdo principal

AFONSO BEZERRA, UM JOVEM À FRENTE DE SEU TEMPO

 



Foto: A Ordem, 1942.

Dentre os múltiplos municípios potiguares que têm nomes de pessoas,  Afonso Bezerra, figura como um dos que não é político, foi um jovem comum à frente do seu tempo que na próxima sexta-feira completa  93 anos de sua morte.

Afonso  Ligório  Bezerra , que dá nome ao município potiguar, morreu em 1930, aos 22 anos. Desde os 16 anos e até a sua morte, causada por tuberculose, ele escreveu muitos contos e artigos, os quais foram publicados em diversos jornais do país.

O personagem que homenageia a antiga localidade de Carapebas, atual município da região central do estado, foi acadêmico do curso de Direito do Recife, mas era considerado um jornalista e escritor por vocação. Afonso Ligório Bezerra era filho de João Batista Alves Bezerra e Maria Monteiro Bezerra. 

Nasceu em 09/06/1907, na antiga povoação de Carapebas, que atualmente tem seu nome no atual município da região central do estado.

Aprendeu as primeiras letras com os professores Vicente Barbosa e João Correia. Fez o curso secundário a partir de 1923 no Colégio Santo Antonio em Natal, naquele tempo sob a direção diocesana, atualmente sob a direção dos irmãos Maristas. Ingressou na Faculdade de Direito do Recife em 1928 cursando o 2º ano. Figura no quadro de formatura como homenagem póstuma dos seus colegas de turma, que atenderam o seu desejo colocando a imagem de Cristo no mesmo quadro.

Sempre estudioso, as suas tendências literárias foram demonstradas desde a infância. Aos 12 anos, enviou para uma revista carioca um conto sertanejo, que foi publicada, merecendo os melhores elogios. Colaborou assiduamente no jornal Diário de Natal, na República, ambos da capital potiguar e no jornal A Tribuna do Recife, algumas vezes escondido sob o pseudônimo de Lauro e Alípio Serpa. Toda a sua obra literária, digna, aliás, de ser enfeixada num volume, iniciativa tomada pelo seu conterrâneo e primo Aluisio Alves. Escreveu sobre a defesa dos ideais cristãos e sobre a vida sertaneja. 
                                                      
Foi membro da Congregação Mariana, entrando na Congregação de NS da Apresentação e São Luiz Gonzaga, embaixadores da Catedral de Natal em 09/06/1925, recebendo a fita da congregação em 11/01/1926 conferida por Dom José Pereira Alves, terceiro bispo de Natal e seu grande admirador.

Adoeceu na sua terra no final de dezembro de 1929. Vindo para Natal em companhia de seus pais, em busca de melhoras, faleceu em 08/03/1930 na residência de seu cunhado Floriano Paulino Pinheiro a Rua Cel Bonifacio, 708, atualmente Rua Santo Antonio, sendo sepultado em catacumba da Irmandade do Senhor do Bom Jesus dos Passos. Contava apenas 22 anos quando morreu, estava cursando Direito em Recife onde algumas vezes foi distinguido com a sua colaboração literária.

Em 09/06/1931 o prefeito de Angicos, Manoel Alves Filho, anuindo a um abaixo assinado, decretou a mudança de Carapebas para Afonso Bezerra. 

Foi uma justa homenagem a um jovem norteriograndense que soube ser na vida um modelo de virtudes morais e cívicas. Na então povoação de Afonso Bezerra, hoje cidade, foi erguido um monumento em sua honra.

Os restos mortais de Afonso Bezerra foram depositados em uma urna na capela da primeira seção de catacumbas da Irmandade dos Passos no Cemitério do Alecrim. (A ORDEM, 07/03/1942, p.4).
 a morte de Afonso Bezerra causou comoção não só na terra potiguar como também na cidade do Recife onde ele estudava quando veio a adoecer.

Sobre Afonso Bezerra escreveu Câmara Cascudo: “ Afonso era antes de tudo um valor moral, um coordenador eugênico no ponto de higiene de inteligência e no asseio das ideias.Altivo, meigo, simples, ingênuo, dedicado, acendia-lhe a curiosidade intelectual o vivo desejo de conhecer as razões da nacionalidade.Agora era o domínio puro do espírito que os seduzia.Morre quando principiava a vencer.Jesus Cristo ensinou a morrer, como sabe aqueles que lhe dedicam as forças espirituais da existência”. (MARIA, 1930,p.33).

De acordo com a revista Maria o jovem potiguar foi um dos elementos de maior destaque no movimento da reação católica do Recife. possuía a Afonso Bezerra muito estreitamente dadas as qualidades ilibadas do seu coração.(MARIA, 1930, p.27).

São exemplos assim que nos enchem de orgulho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.