Pular para o conteúdo principal

TEMPERATURA DO PLANETA AUMENTARÁ EM NÍVEIS RECORDES NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS, AFIRMA ONU

 


A temperatura do planeta aumentará em níveis recordes nos próximos cinco anos, é o que aponta relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado nesta quarta-feira (17). O documento é produzido pela agência da ONU em parceria com especialistas do Reino Unido. 

Ano de 2022 foi o quinto mais quente no mundo

“Há uma probabilidade de 66% da média anual de aquecimento ultrapassar 1,5 °C entre 2023 e 2027”, diz a agência da ONU. 

Segundo a OMM, há 98% de chances de que um dos próximos cinco anos seja o mais quente desde o início de registro das temperaturas globais. Além dos gases que causam o efeito estufa, outro motivo para o aumento na temperatura seria o fenômeno El Ninõ, que está ocorrendo naturalmente.

TEMPERATURA NOS PRÓXIMOS ANOS 

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, afirmou que os dados apresentados no relatório não significam que a humanidade estará permanentemente excedendo a marca de 1,5°C, especificado no Acordo de Paris sobre a Mudança Climática, mas sim um alarme de que este limite será rompido com mais frequência nos próximos anos. 

O documento tem como referência os níveis pré-industriais. Sendo assim, existem 66% de chance da temperatura média anual ultrapassar esse número entre os anos de 2023 e 2027. 

A OMM diz também que o fenômeno El Ninõ deve evoluir nos próximos meses, fazendo surgir um cenário de combinação de mudança climática induzida por seres humanos que carregam as temperaturas globais para patamares desconhecidos. 

"MUNDO PRECISA ESTAR PREPARADO"

Segundo o relatório, o aquecimento do Ártico poderá ser três vezes mais alto que a média global. O secretário-geral declara que esse quadro pode causar danos à saúde, segurança alimentar, gerenciamento de gestão de água e meio ambiente. Por isso, o mundo precisa estar preparado. 

O fenômeno La Ninã teria controlado parte do aquecimento no Ártico nos últimos três anos, adiando uma tendência de aquecimento a longo prazo. No ano passado, a média da temperatura global foi de 1,15 °C acima da média de 1850-1900.

EL NINO 

Diferentemente do La Ninã, o El Ninõ causa uma alta das temperaturas globais no ano seguinte à sua formação. Ou seja, em 2024 o planeta sentirá as consequências do fenômeno. 

Em comparação com o período de 1991-2020, a anomalia da temperatura provocada pelo aquecimento do Ártico é esperada para ser mais de três vezes maior. Esse aquecimento está sendo desproporcionalmente mais alto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.