Pular para o conteúdo principal

STF MARCA JULGAMENTO DO MINISTRO VALDEZ GÓIS, QUE DESVIOU RECURSOS DOS CONSIGNADOS

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) colocou em pauta o julgamento de um habeas corpus que questiona a condenação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, por crime de peculato. Waldez Góes, que era governador do Amapá quando ocorreram os fatos, foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2019.

Em 2019, o ex-governador foi condenado à prisão e perda do mandato por utilizar recursos retidos dos consignados dos servidores públicos para pagar despesas diversas do Estado.

O processo estava paralisado há 3 anos devido a um pedido de vista feito pelo ministro Alexandre de Moraes. No entanto, nesta quarta-feira, surpreendentemente, os autos foram devolvidos para julgamento, e a análise ocorrerá de forma virtual entre os dias 19 e 26 de maio.

Antes do pedido de vista, dois ministros já haviam se manifestado contrários aos argumentos apresentados pela defesa de Waldez Góes. O relator do caso, Luís Roberto Barroso, e o então ministro Marco Aurélio Mello votaram contra a defesa do ministro.

A decisão do STJ

De acordo com a decisão do STJ, Waldez Góes foi condenado a seis anos e nove meses de prisão em regime semiaberto. Além disso, foi determinada a perda do cargo e a obrigação de pagar R$ 6,3 milhões como restituição aos cofres públicos.

A condenação refere-se ao desvio de dinheiro proveniente de empréstimos consignados de funcionários públicos do estado durante o período entre 2009 e 2010. Os valores descontados dos contracheques dos servidores eram desviados para pagamento de despesas do governo.

A defesa de Waldez Góes tem argumentado que não há provas suficientes para embasar a condenação e que a decisão do STJ foi baseada em suposições e conjecturas. O habeas corpus em análise no STF busca reverter a condenação imposta pelo STJ e garantir a liberdade do ministro.

Caso o STF decida pela manutenção da condenação, Waldez Góes poderá cumprir a pena em regime semiaberto, onde terá direito a trabalhar durante o dia e retornar à prisão para dormir. Além disso, será obrigado a ressarcir o valor determinado pela Justiça como forma de compensação pelos recursos desviados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.