Pular para o conteúdo principal

STF JULGARÁ O PORTE DE DROGAS PARA USO PESSOAL

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para a próxima quarta-feira, 24, o julgamento sobre o porte de drogas para uso pessoal. O caso será discutido no plenário físico da Corte, e o relator do processo é o ministro Gilmar Mendes.

O processo em questão teve início em 2015, mas foi interrompido por um pedido de vista do então ministro Teori Zavascki. Zavascki faleceu em um acidente aéreo em 2017. Ao assumir o seu lugar, o ministro Alexandre de Moraes herdou o caso e o liberou para votação em novembro de 2018.

A ação que chegou ao STF questiona a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, o qual estabelece que é considerado crime adquirir, guardar, transportar ou levar consigo drogas para consumo pessoal.

Até o momento, três ministros já proferiram seus votos no processo: Gilmar Mendes, Edson Fachin e Roberto Barroso. Vale ressaltar que, devido à repercussão geral do caso, a decisão tomada pela Corte terá impacto em todas as outras ações relacionadas ao tema que tramitam no sistema judicial do país.

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, votou pela inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas. Ele defendeu a aplicação de sanções administrativas para os casos de uso pessoal, sem a imposição de penalidades criminais. Fachin e Roberto Barroso seguiram o voto do relator, também considerando o artigo 28 inconstitucional, porém limitaram a sua posição ao porte pessoal de maconha.

A decisão final sobre o tema será dada na próxima semana, quando os demais ministros terão a oportunidade de apresentar seus votos e argumentos sobre o porte de drogas para uso pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

PESQUISA POTIGUAR NEWS: CONFIRA OS NÚMEROS DA CORRIDA PARA À PREFEITURA DE CAICÓ

    O prefeito, Dr. Tadeu, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Caicó.  É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha no município com vista ao pleito do próximo ano.   No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Dr. Tadeu aparece com 34% das intenções de voto.  Ele é seguido por Diego Vale, que tem 21,3%.  Depois dele, aparece o ex-prefeito Batata, com 11%. Nesse cenário, 23,4% disseram não saber em quem ou não responderam à pesquisa e 10,3% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados. Em outro cenário pesquisado, a pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caicó com possíveis postulantes.  Em uma possível disputa entre o atual prefeito Dr. Tadeu, Padre Gleiber Dantas e o deputado estadual Adjuto Dias. Neste cenário, o prefeito Dr. Tadeu aparece com 27%,  empatado, com Padre Gleiber Dantas, com 26,3%  e seguido de perto pelo de