Pular para o conteúdo principal

OAB/RN ABRE INSCRIÇÕES PARA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DA MULHER ADVOGADA

 


A Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte (OAB/RN) promoverá nos dias 30 e 31 de maio, na sede da Seccional Potiguar, a II Conferência Estadual da Mulher Advogada. Entre as palestrantes confirmadas estão a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB e a conselheira federal, Silvia Cerqueira.

A programação engloba painéis com temas diversos, com a participação de nomes de expressão na advocacia potiguar e profissionais de outras áreas de atuação, que irão abordar temáticas variadas, como "Saúde mental da mulher advogada e resgate da autoestima"; “Ferramentas digitais na atividade da advocacia: aplicativos imprescindíveis para sua advocacia” e “A diversidade feminina e o desafio das mulheres advogadas PCDs, negras e LGBTQIA+”.

“Uma das pautas centrais da nossa Seccional é aplicar a paridade de gênero e colocar em prática os direitos das mulheres. A Conferência será um importante momento de união e reafirmação de iniciativas praticadas o ano todo. Estamos preparando cuidadosamente uma programação com advogados de fora do RN e potiguares. Espero que possamos colher conhecimento para dirimir ainda mais as diferenças de gênero na sociedade”, explicou o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

“É necessário que as mulheres busquem ocupar os espaços de liderança, por merecimento e representatividade, principalmente aqueles que podem dar lugar à nossa voz. A atuação da mulher advogada tem um papel de destaque no caminho que carrega à plenitude dos direitos femininos, inclusive podendo encurtar esse caminho, confiante de forma brilhante na efetivação do Estado Democrático de Direito. Então, convidamos à todas as advogadas do RN e do Brasil para nos juntarmos à nós para sermos e fazermos a diferença para melhor neste mundo. Vamos juntas”, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN, Vânia Furtado.

Para profissionais, o investimento de é R$ 40 mais um pacote de absorvente e R$ 20 e um pacote de absorvente para estudantes. O material recolhido será doado posteriormente para Organizações Sem Fins Lucrativos.

Medalha Wandecy Veras

A OAB/RN entregou, em 30 de maio às 18h30, a medalha “Wandecy Veras”, destinada a homenagear as mulheres advogadas que contribuíram para a valorização da profissão e exerceram ou exerceram a advocacia com ética e profissionalismo. Esse ano, a honraria será concedida às advogadas potiguares Katia Nunes e Raquel Pereira Gurgel Silva de Oliveira.  

Wandecy Albanês Ferreira Veras foi a primeira mulher advogada inscrita na OAB/RN. Ela nasceu na cidade de Olinda em 30 de maio de 1924 e concluiu o curso de Direito em 22 de dezembro de 1951 na Faculdade de Direito da Universidade do Recife, atual Universidade Federal de Pernambuco. Residência fixa no Rio Grande do Norte e formalizou a inscrição na OAB/RN, de nº 112, em 08 de abril de 1953.

Wandecy foi a primeira promotora de justiça efetiva no Rio Grande do Norte, pioneira em exercer a magistratura no território potiguar e na terceira em todo o Brasil. A nível nacional, ela foi a primeira mulher a tomar assento em um Tribunal de Justiça para Julgamento e a primeira mulher a presidir o Tribunal do Júri. Também foi professora e diretora do Curso Normal Regional, atual Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho em Parelhas, onde também foi Vereadora.

Confira a programação:

Dia 30

17h30 – Credenciamento – Salão

18h – Auditório – abertura da Conferência

18h30 – Entrega da Medalha Wandecy Veras

19h às 20h30 - Palestra: O protagonismo da mulher advogada

Dia 31 (palestras)

8h30 às 9h30 - Saúde mental da mulher advogada e resgate da autoestima

9h45 às 10h45 -Violência doméstica e familiar contra a mulher: como a advogada deve atuar desde o inquérito policial ao processo criminal

9h45 às 10h45 - Direitos reprodutivos da mulher: "Métodos contraceptivos e aborto legal, como exercê-los em caso de recusa?"

9h45 às 10h45 - Crimes Cibernéticos emocionados contra as mulheres: da prevenção à repressão

11h às 12h - Desenvolvimento de carreira, autoconsciência e liderança

11h às 12h - Violência política de gênero: como enfrentar e denunciar

11h às 12h - Lawfare de gênero: o uso do direito como arma de guerra contra as mulheres.
14h às 15h - Diretrizes do protocolo do CNJ de julgamento com perspectiva de gênero: teoria e prática".

14h às 15h - Gestão de escritório: contabilidade, uma gestão jurídica inteligente

14h às 15h - Liderança e protagonismo da mulher advogada dentro do sistema OAB

15h15 às 16h15 - A diversidade feminina e o desafio das mulheres advogadas PCDs, negras e LGBTQIA+

15h15 às 16h45 - Oratória: o básico para falar bem em público

15h15 às 16h30 - Ferramentas digitais na atividade da advocacia: apps imprescindíveis para sua advocacia.

16h45 às 17h30 - Marketing jurídico: usando as mídias sociais sem ferir o Código de Ética da OAB".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.