Pular para o conteúdo principal

O QUE SÃO 'PEDRAS DE FEL DO BOI' E POR QUE SÃO TÃO CARAS

 


Os fãs de Harry Potter certamente se lembram do bezoar, uma pedra de fel que salvou a vida de Ron Weasley. Esse produto realmente existe no mundo real e tem propriedades medicinais. O mercado é pequeno, mas é altamente lucrativo, com os cálculos biliares bovinos chegando a creme a até R$ 200 mil.

As pedras de fel têm valor para produção de remédios contra doenças do fígado, servem de matéria-prima para cremes e loções hidratantes e ainda podem ser usadas como emulsificantes na indústria alimentícia. Elas também podem ser utilizadas tradicionalmente para induzir a formação de pérolas em ostras.

Os cálculos biliares bovinos também são valorizados na medicina tradicional chinesa, onde são utilizados em combinação com ervas para aliviar a dor, reduzir a inflamação, melhorar a circulação sanguínea, servindo no tratamento de diversas doenças. De acordo com a tradição da China, o produto ajuda a aumentar a energia vital do corpo.

Mas afinal, o que são pedras de fel?

As pedras de fel são formadas a partir do acúmulo de substâncias no interior da vesícula biliar dos bovinos. A bile é produzida no fígado e mantida na satisfação biliar antes de ser liberada no intestino delgado para ajudar na digestão de vitamina. No entanto, quando a bile contém uma quantidade excessiva de colesterol, pode ocorrer a formação de cristais.

Normalmente, esses cristais são preservados pela bile e eliminados do corpo do animal sem causar problemas. Porém, em algumas situações, como quando há uma diminuição na produção de bile ou um acúmulo de substâncias biliares, os cristais podem se unir e formar os cálculos biliares, que são massas semelhantes às pedras.

Os cálculos biliares bovinos podem variar em tamanho e cor, desde pequenos grãos até pedras do tamanho de uma bola de golfe. As cores também variam, desde amarelo pálido até verde escuro. Os bois mais velhos, com dietas ricas em carboidratos e pobres em fibras, têm uma maior predisposição à formação de pedras biliares do que outros animais.

Por que as pedras de fel são tão caras?


A produção tradicional de pérolas usa cálculos biliares bovinos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

As pedras de fel são muito valorizadas por serem raras e difíceis de obter. Além disso, há uma grande demanda por elas na indústria farmacêutica, onde são usados ​​para a produção de medicamentos para o tratamento de doenças hepáticas, além de serem usados ​​na medicina tradicional chinesa.

Outro fator que contribui para o alto valor dos cálculos biliares bovinos é o fato de que a garantia dessas pedras é um processo complexo e delicado, que envolve uma série de cuidados e precauções para garantir a segurança e o bem-estar dos animais.

Alguns criadores de gado, especialmente na Ásia, são conhecidos por cuidar especialmente bem de seus animais para garantir a qualidade e a quantidade de suas pedras de fel. Há também muita especulação e crenças populares em torno do valor das pedras de fel, o que pode contribuir para a sua valorização no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.