Pular para o conteúdo principal

JAIME CALADO DESTACA QUE SÃO GONÇALO VAI VIRAR 'AEROPORTO-CIDADE' E QUE EMPRESA SERÁ GRANDE ALIADA DO RN NA ATRAÇÃO DE EMPRESAS

Foto: Sedec / Reprodução

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, afirmou nesta sexta-feira (19) que a Zurich Airport, nova operadora do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, vai transformar o terminal em um “aeroporto-cidade”. Em entrevista ao PORTAL DA 98 FM, o secretário registrou que a nova concessionária tem expertise nesse tipo de investimento e que será uma “grande aliada” do Estado na atração de novas empresas.

A Zurich Airport venceu leilão de relicitação do aeroporto nesta sexta-feira e deverá assumir a gestão do terminal até setembro. A próxima alta temporada já terá o aeroporto sob nova direção.

“Nos aeroportos-cidades, tem tudo que tem a cidade. Não é como os aeroportos convencionais, que são apenas lugares de embarque e desembarque. Os locais que não têm estão transformando os aeroportos em aeroporto-cidade. Dois terços da receita que rendem ao aeroporto não são mais de embarque e desembarque, e sim do que ocorre dentro do aeroporto. São Gonçalo é o primeiro aeroporto que foi projetado para ser aeroporto-cidade. Tem Plano Diretor, tem lugar para indústria, para comércio e para serviços”, afirmou o secretário.

Jaime Calado destaca que a concessionária anterior, a Inframérica, não levou adiante o projeto de transformar São Gonçalo em um “aeroporto-cidade” devido à frustração de receitas com a operação do terminal e também porque a concessionária decidiu priorizar a gestão do Aeroporto de Brasília. Jaime Calado culpa, também, as amarras na legislação.
“Não houve um empenho para ele (o aeroporto) se transformar num aeroporto-cidade. Além disso, como foi o primeiro aeroporto a ser privatizado, o nível de exigência foi acima do que o negócio podia dar. Houve uma crise grande. O Brasil perdeu, entre 2014 e 2019, 7 milhões de passageiros, quando a projeção era que houvesse crescimento. Pelo contato, não podia modificar o contrato. Essa nova legislação procurou corrigir alguns equívocos”, lembra Jaime.

Devido à impossibilidade de ajustar a operação, a Inframérica decidiu em 2020 devolver o aeroporto. Com as mudanças na legislação, um novo leilão foi realizado. A Zurich Airport arrematou o aeroporto após oferecer um lance de R$ 320 milhões.
O secretário acrescenta que a Zurich Airport terá, no Rio Grande do Norte, as melhores condições de exploração.

“Eles são desenvolvedores de aeroporto, que é tudo que a gente quer. Nós ganhamos um grande aliado para atrair empresas e investimentos para o Rio Grande do Norte. Eles têm o melhor local do Estado. É a maior propriedade de São Gonçalo, com 1,4 mil hectares. Tem a melhor infraestrutura de energia, fibra óptica e segurança”, complementou.
Ex-prefeito de São Gonçalo, o secretário diz, ainda, que o terminal tem diferenciais competitivos que favorecem a exploração.

“Não tem nenhum estado que ofereça melhores condições para se instalar empresas do que aqui. Existem incentivos de lei municipal, estadual e federal. Os benefícios são os melhores possíveis. O aeroporto, também, tem a segunda maior pista do Brasil e ela é feita para receber o Airbus A 380, o maior do mundo”, finaliza o secretário.

O leilão

A Zurich Airport International foi definida como a nova operadora do aeroporto de São Gonçalo do Amarante após oferecer o maior lance em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. A empresa já administra três aeroportos no Brasil: Florianópolis (SC), Macaé (RJ) e Vitória (ES). Tem, também, parceria com a CCR na gestão do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).

O leilão teve um ágio de 41%, já que o lance inicial partiu em R$ 226,9 milhões, por um contrato de 30 anos.
Para devolver o aeroporto potiguar, a Inframérica alegou que a movimentação de passageiros ficou aquém do projetado, e que a rigidez do contrato não permitia a revisão das regras. Um contrato mais flexível vai garantir uma melhor operação para a nova concessionária.
O aeroporto de Natal encerrou 2022 com um fluxo de 2,2 milhões de passageiros e 18.179 pousos e decolagens. O movimento representa um aumento de 24,6% da movimentação de pessoas, se comparado a 2021.

98 FM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.