Pular para o conteúdo principal

INDÚSTRIA POTIGUAR VOLTA A MOSTRAR CONFIANÇA EM MAIO, MOSTRA ICEI/FIERN


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de maio de 2023 ficou em 52,9 pontos para o conjunto da indústria, o que representa aumento de 3,7 pontos na comparação com abril (49,2 pontos), porém está 1, 7 ponto abaixo do indicador de maio de 2022 (54,6 pontos) e 1,5 ponto aquém de sua média histórica (hoje em 54,4 pontos). Entretanto, ao situar-se acima da linha separação dos 50 pontos, o indicador volta a demonstrar confiança dos empresários potiguares. É o que mostra o levantamento mensal feito pela Unidade de Economia e Estatística da FIERN.

Esse aumento no nível de confiança reflete tanto as expectativas sobre as condições atuais dos negócios, menos negativas, quanto as expectativas para os próximos seis meses, mais otimistas. Mas a pesquisa revela, também, que, os executivos das Indústrias Extrativa e de Transformação estão mais confiantes, enquanto os da Construção declararam a manifestar confiança, após apontarem falta de confiança em abril (valores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo, falta de confiança). No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes entusiasmadas estão mais confiantes do que no levantamento anterior, enquanto as pequenas empresas mostram-se confiantes, depois de revelar falta de confiança por dois meses seguidos.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 11/05 pela CNI para o Brasil, observa-se aumento nos dois indicadores na passagem de abril para maio. O indicador nacional aumentou 0,4 ponto, passando de 48,8 para 49,2 pontos, mas segu abaixo da linha separação de 50 pontos, demostrando falta de confiança, embora menor do que no levantamento anterior. Já o ICEI o potiguar subiu 3,7 pontos, alcançando 52,9 pontos (contra 49,2 pontos da pesquisa de abril). E ao situar-se acima da linha separada de 50 pontos, o indicador revela confiança dos empresários industriais. Apesar da leve alta, o ICEI do conjunto do país está 7,3 pontos aquém do valor observado em maio de 2022 (56,5 pontos) e 4,9 pontos abaixo de sua média histórica (atualmente em 54,1 pontos). No que diz respeito ao ICEI do Nordeste, o indicador avançou 1,0 ponto, passando de 51,0 para 52,0 pontos, revelando que os empresários estão mais confiantes do que em abril. Na comparação com maio de 2022, contudo, o indicador regional declinou 5,1 pontos (57,1 pontos).

Análise dos resultados

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, elaborado com base na Sondagem realizada entre os dias 2 e 10 do mês, subiu 3,7 pontos em maio de 2023, passando de 49,2 para 52,9 pontos, revelando que os empresários potiguares estão confiantes (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Apesar desse aumento, o ICEI está 1,7 ponto abaixo do índice de maio de 2022 (54,6 pontos) e 1,5 ponto inferior à sua média histórica (hoje em 54,4 pontos).

Os dois componentes do ICEI – índices de condições atuais e de expectativas – registraram alta em maio de 2023. O índice de Condições Atuais, que capta o sentimento dos empresários industriais com relação à situação atual dos negócios, cresceu 3,5 pontos, passando de 42,8 para 46,3 pontos, porém segue abaixo da linha separação de 50 pontos, revelando que, na percepção dos potiguares executivos, as condições gerais pioraram na comparação com os últimos seis meses, embora em menor intensidade.

Da mesma forma, o índice de Expectativas, subiu 3,8 pontos, passando de 52,4 para 56,2 pontos, mostrando perspectivas positivas para os próximos seis meses, observando-se, inclusive, um aumento do otimismo comparativamente ao levantamento anterior. Na comparação com maio de 2022, o índice de Condições Atuais recuou 2,0 pontos, enquanto o de Expectativas diminuiu de 1,5 ponto (48,3 e 57,7 pontos, respectivamente).

O crescimento no nível de confiança, em maio de 2023, ocorreu de forma mais significativa entre as pequenas empresas, cujo indicador subiu 8,6 pontos, passando de 44,2 para 52,8 pontos, revelando confiança, após dois meses expressando falta de confiança (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Já o ICEI das médias e grandes empresas, avançou 2,0 pontos, passando de 50,9 para 52,9 pontos, mostrando que os empresários estão mais confiantes do que no levantamento anterior. Na comparação com maio de 2022, o índice das pequenas cresceu 4,6 pontos, enquanto o das médias e grandes apresentou queda de 3,8 pontos (48,2 e 56,7 pontos, respectivamente).

Para mais informações, acesse o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do RN em maio de 2023: 

https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2023/05/ICEI_maio2023.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.