Pular para o conteúdo principal

IBAMA NEGA PEDIDO DA PETROBRAS PARA EXPLORAR PETRÓLEO NA FOZ DO AMAZONAS


Do Correio Braziliense

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou, nesta quarta-feira (17/5), a autorização para que a Petrobras iniciasse a primeira exploração de Perfuração Marítima na bacia da Foz do Amazonas, conhecida como Margem Equatorial brasileira.

O parecer do órgão, assinado pelo presidente Rodrigo Agostinho, alegou um “conjunto de inconsistências técnicas”. A decisão seguiu a recomendação do parecer dos analistas da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama, entregue em março deste ano.

Os técnicos sinalizaram que a Petrobras deveria “retomar ações” para realizar a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), que é uma análise estratégica mostrar áreas adequadas para a atividade petrolífera.

De acordo com o documento, havia bacias sedimentares que não constavam perfurações anteriores para explorar petróleo e nem estudos sobre os riscos e impactos nas áreas.

A inédita perfuração marítima iria ocorrer em territórios dos estados do Pará e do Amapá. Por um lado, os municípios de Marajó – sobretudo Soure, Chaves, Salvaterra e Afuá -, seriam beneficiados com os royalties do petróleo, o que turbinaria o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), hoje escasso para esses locais. No entanto, a atividade causaria grandes impactos em comunidades quilombolas e ribeirinhas no Pará.

O Ministério Público dos dois estados acionou o órgão de fiscalização ambiental, a partir de uma recomendação conjunta, alertando que os povos indígenas Karipuna, Palikur-Arukwayene, Galibi Marworno e Galibi Kali’na, localizados no município de Oiapoque (AP), na Terra Indígena (TI) Uaçá, Galibi e Juminã, seriam afetados.

Além disso, houve descumprimento do licenciamento ambiental no estado do Pará, que poderiam atingir a parte costeira da Guiana Francesa. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, informou no documento que “foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”.

A margem equatorial é extremamente sensível do ponto de vista do aspecto socioambiental, porque tem Unidades de Conservação (UCs), TIs, mangues, formações biogênicas de organismos e animais em ameaça de extinção, como boto-cinza, boto-vermelho, cachalote, baleia-fin, peixe-boi-marinho, peixe-boi-amazônico e tracajá.

No parecer, o presidente ressaltou essa característica do local, por isso a falta de Avaliação Ambiental de Área Sedimentar “dificulta expressivamente” o posicionamento sobre a viabilidade ambiental para a atividade.

Essa é a segunda vez que uma tentativa de exploração da área é negada pelo Ibama, a primeira foi em 2018.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.