COISAS DA POLÍTICA
Por Saulo Medeiros
O presidente Lula se colocou na campanha como um defensor da Amazônia, em meio a política ambiental do "liberou geral" que tornou-se no governo de Jair Bolsonaro (PL), que agravou desmonte da fiscalização, desmatamento, invasões por parte de garimpeiros, grileiros e expôs ao mundo a realidade de que a Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, era uma terra sem lei.
Agora surpreendentemente vem Lula, que na campanha como candidato à presidência da República fez promessas para mitigar os impactos ambientais, mudar completamente o seu discurso.
A mudança veio depois que o Ibama indeferiu no meio deste mês um pedido da Petrobras para perfuração de poço na Bacia da Foz do Rio Amazonas. O órgão ambiental seguiu um parecer técnico, mas Lula se revoltou com a decisão do Ibama, que já havia negado durante o governo Bolsonaro.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chegou a classificar o processo de exploração de petróleo na região como "complexa", o que deixou o atual mandatário ainda mais furioso.
O próprio presidente Lula, como o Ministério de Minas e Energia, e a Petrobras insistem na exploração da área. A exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas virou um cabo de guerra entre Marina e o próprio governo, que pode culminar com a saída da atual ministra do Meio Ambiente.
NOVO PEDIDO
Nesta quinta-feira (25), a Petrobras reapresentou um novo pedido para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas. O anúncio foi feito no Twitter pelo presidente da empresa, o ex-senador potiguar Jean Paul Prates.
CONTRADIÇÃO
Na verdade o discurso de campanha contradiz suas ações no governo. Lula mostra que não está preocupado com a Amazônia, como estava na campanha eleitoral.
SILÊNCIO
Enquanto isso as Organizações Não Governamentais (ONG's), ligadas ao meio ambiente silenciam sobre a ideia do Governo em resgatar algo tão temeroso como defendia o seu sucessor Jair Bolsonaro.
RÚSSIA X GREENPEACE
Na última sexta-feira (19/03), a Rússia considerou a ONG Greenpeace como "uma ameaça para a segurança do país".
Segundo a acusação, a ONG desenvolve campanhas para "impedir a realização de projetos rentáveis de infraestruturas e energia" para a Rússia.
ALRN SAIU "RUIM" NA FOTO...
O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), da organização Transparência Internacional – Brasil, é uma ferramenta de avaliação da transparência dos poderes brasileiros.
O ITGP classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas entre 0 e 100 pontos. Quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência daquele ente.
A avaliação das Assembleias Legislativas do país foi divulgada nesse mês de maio de 2023.
E a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) não ficou bem na foto. Foi classificada com o índice ‘ruim’ ocupando a 17° posição.
BARRADA NO BAILE...
Com nome cotado para disputar uma vaga na Câmara de Natal, Thabata Pimenta, primeira mulher trans a ocupar uma cadeira de vereadora no estado, sonhava com sua filiação ao PT, mas teve seu nome vetado pelo partido.
VOTAÇÃO EXPRESSIVA
Com 40.533 votos, Thabatta Pimenta (PSB) foi a terceira candidata de esquerda a deputada federal mais votada no Rio Grande do Norte.
Mesmo não sendo eleita, obteve votação expressiva, inclusive em Natal, onde recebeu 14.880 votos.
Vale lembrar que Thabatta é a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira de vereadora no estado, em Carnaúba dos Dantas, onde foi eleita em 2020.
CIRURGIAS ELETIVAS
O Rio Grande do Norte tem 27.492 pessoas na fila aguardando por cirurgias eletivas. Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ao Ministério da Saúde, que garantiu enviar ao governo Fátima Bezerra, R$ 10 Milhões para retomar os procedimentos. O valor representa menos de 1/3 do que seria necessário.
SILÊNCIO DA "IMPRENSA" MOSSOROENSE
O Ministério da Saúde divulgou o resultado do 1° quadrimestre do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde nos meses de Janeiro, Feveiro, Março e Abril de 2023.
Entre os 167 municípios potiguares, a cidade de Mossoró ocupa a última posição no ranking. Da imprensa mossoroense, não se ouviu nenhum 'pio'.
OS 1O PIORES
Os dez piores do Ranking do Previne Brasil são: Vila Flor; João Dias; Passa e Fica; Ruy Barbosa; SantaCruz; Tangará; Lagoa de Velhos; São Paulo do Potengi; Rio do Fogo e Mossoró.
PREVINE BRASIL
FRASE
"A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais".
Comentários
Postar um comentário