As ações empreendidas pela Prefeitura de Natal para revitalizar o Centro da cidade vão avançar para uma nova etapa. Uma das mais novas está em andamento: a requalificação da rua João Pessoa, importante corredor comercial da região e que agora vai agregar espaços de convivência, em um projeto arrojado executado pela Prefeitura. O prefeito Álvaro Dias também confirmou investimentos para a restauração do Beco da Lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira.
Os murais de grafite dos dois polos que são marca da cultura e da boêmia no Centro Histórico vão passar por um amplo processo de recuperação e até de repaginação. O prefeito Álvaro Dias fez o anúncio ao visitar o local, há poucos dias. Os artistas que vão trabalhar nas intervenções serão selecionados por meio dos editais lançados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
“Finalizamos a reestruturação do Beco da Lama e do Espaço Ruy Pereira. Pelo desgaste natural das obras, é necessário que haja uma recuperação. No Beco da Lama, vamos fazer novos murais de grafite, mantendo o de Câmara Cascudo, que será restaurado. Da mesma forma, iremos fazer no Espaço Ruy Pereira, recuperando o trabalho realizado anteriormente”, informou o prefeito Álvaro Dias, na visita ao lado do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.
Álvaro comentou sobre a importância da realização de iniciativas como essas para fomentar a produção cultural local, bem como para movimentar a economia criativa da cidade. “O Beco e o Espaço Ruy Pereira são dois históricos locais de efervescência cultural. Tenho o orgulho de dizer que fui o prefeito que mais investiu no fomento e valorização da cultura na região. Nossas ações trouxeram uma nova dinâmica para a região, movimentando a economia e gerando oportunidades. Vamos seguir com essa política de incentivo e valorização da nossa cultura”, detalhou Álvaro.
Dácio Galvão explicou que já foram lançados os editais para contemplar as intervenções urbanas em arte grafite na cidade. De acordo com o secretário, 20 grafiteiros irão trabalhar nesse processo de renovação e restauração dos murais dos dois espaços: “A arte grafite é muito dinâmica e tem essa característica de precisar se renovar de tempos em tempos. Vamos fazer isso aqui no Beco. No Ruy Pereira, por termos intervenções mais novas, iremos fazer a recuperação dos murais”, contou o titular da Secult.
Projeto da rua João Pessoa segue com etapa de instalação de dutos
A primeira etapa das obras de infraestrutura que contemplam o trecho da rua João Pessoa entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, realizadas pela Prefeitura de Natal, está em fase de escavação da via. A etapa é preparatória para a colocação de dutos que abrigarão a fiação subterrânea.
Com a permissão apenas da circulação de pedestres, a interdição do trecho para o trânsito de veículos, está sendo acompanhada pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) enquanto durar a obra, para orientar os motoristas sobre as vias alternativas de circulação. Nesta primeira etapa, a previsão é de que a interdição desse trecho dure 35 dias. De acordo com a STTU, os prazos estão sendo cumpridos e os serviços, dentro do cronograma inicial.
“O projeto que estamos executando na rua João Pessoa será um divisor de águas para o Centro de Natal. Temos um potencial econômico, histórico e cultural enorme nessa região e nosso objetivo é fortalecê-lo ainda mais, melhorando a infraestrutura, segurança, acessibilidade e criando atrativos”, destaca o prefeito Álvaro Dias. “Não tenho dúvida de que essa intervenção vai promover a vinda de empreendimentos para o Centro, gerar emprego e renda”.
O engenheiro responsável pelas obras, Allan Freire, informa que as obras estão em ritmo acelerado. “A previsão de conclusão neste trecho é 09 de junho. Os operários estão trabalhando dia e noite, inclusive nos finais de semana, para que essa meta seja batida. Tudo está ocorrendo como o planejado”, conta ele.
Na sequência, os serviços no Centro da capital vão alcançar a rua Felipe Camarão e posteriormente a Avenida Deodoro. O investimento de todo o projeto é de R$ 25 milhões. O cronograma de obras será realizado em três etapas: infraestrutura, acesso às vias, calçadas e a segurança no local. Nesta primeira etapa, está sendo priorizada a preservação e revitalização da Praça Padre João Maria, além da criação de novos espaços de contemplação e descanso através da inserção de mobiliário urbano, vegetação e iluminação.
Comentários
Postar um comentário