Pular para o conteúdo principal

AÇÕES DA PREFEITURA EM FAVOR DO CENTRO DE NATAL CONTINUAM

 


As ações empreendidas pela Prefeitura de Natal para revitalizar o Centro da cidade vão avançar para uma nova etapa. Uma das mais novas está em andamento: a requalificação da rua João Pessoa, importante corredor comercial da região e que agora vai agregar espaços de convivência, em um projeto arrojado executado pela Prefeitura. O prefeito Álvaro Dias também confirmou investimentos para a restauração do Beco da Lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira.

Os murais de grafite dos dois polos que são marca da cultura e da boêmia no Centro Histórico vão passar por um amplo processo de recuperação e até de repaginação. O prefeito Álvaro Dias fez o anúncio ao visitar o local, há poucos dias. Os artistas que vão trabalhar nas intervenções serão selecionados por meio dos editais lançados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

“Finalizamos a reestruturação do Beco da Lama e do Espaço Ruy Pereira. Pelo desgaste natural das obras, é necessário que haja uma recuperação. No Beco da Lama, vamos fazer novos murais de grafite, mantendo o de Câmara Cascudo, que será restaurado. Da mesma forma, iremos fazer no Espaço Ruy Pereira, recuperando o trabalho realizado anteriormente”, informou o prefeito Álvaro Dias, na visita ao lado do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Álvaro comentou sobre a importância da realização de iniciativas como essas para fomentar a produção cultural local, bem como para movimentar a economia criativa da cidade. “O Beco e o Espaço Ruy Pereira são dois históricos locais de efervescência cultural. Tenho o orgulho de dizer que fui o prefeito que mais investiu no fomento e valorização da cultura na região. Nossas ações trouxeram uma nova dinâmica para a região, movimentando a economia e gerando oportunidades. Vamos seguir com essa política de incentivo e valorização da nossa cultura”, detalhou Álvaro.

Dácio Galvão explicou que já foram lançados os editais para contemplar as intervenções urbanas em arte grafite na cidade. De acordo com o secretário, 20 grafiteiros irão trabalhar nesse processo de renovação e restauração dos murais dos dois espaços: “A arte grafite é muito dinâmica e tem essa característica de precisar se renovar de tempos em tempos. Vamos fazer isso aqui no Beco. No Ruy Pereira, por termos intervenções mais novas, iremos fazer a recuperação dos murais”, contou o titular da Secult.

Projeto da rua João Pessoa segue com etapa de instalação de dutos

A primeira etapa das obras de infraestrutura que contemplam o trecho da rua João Pessoa entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel, realizadas pela Prefeitura de Natal, está em fase de escavação da via. A etapa é preparatória para a colocação de dutos que abrigarão a fiação subterrânea.

Com a permissão apenas da circulação de pedestres, a interdição do trecho para o trânsito de veículos, está sendo acompanhada pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) enquanto durar a obra, para orientar os motoristas sobre as vias alternativas de circulação. Nesta primeira etapa, a previsão é de que a interdição desse trecho dure 35 dias. De acordo com a STTU, os prazos estão sendo cumpridos e os serviços, dentro do cronograma inicial.

“O projeto que estamos executando na rua João Pessoa será um divisor de águas para o Centro de Natal. Temos um potencial econômico, histórico e cultural enorme nessa região e nosso objetivo é fortalecê-lo ainda mais, melhorando a infraestrutura, segurança, acessibilidade e criando atrativos”, destaca o prefeito Álvaro Dias. “Não tenho dúvida de que essa intervenção vai promover a vinda de empreendimentos para o Centro, gerar emprego e renda”.

O engenheiro responsável pelas obras, Allan Freire, informa que as obras estão em ritmo acelerado. “A previsão de conclusão neste trecho é 09 de junho. Os operários estão trabalhando dia e noite, inclusive nos finais de semana, para que essa meta seja batida. Tudo está ocorrendo como o planejado”, conta ele.

Na sequência, os serviços no Centro da capital vão alcançar a rua Felipe Camarão e posteriormente a Avenida Deodoro. O investimento de todo o projeto é de R$ 25 milhões. O cronograma de obras será realizado em três etapas: infraestrutura, acesso às vias, calçadas e a segurança no local. Nesta primeira etapa, está sendo priorizada a preservação e revitalização da Praça Padre João Maria, além da criação de novos espaços de contemplação e descanso através da inserção de mobiliário urbano, vegetação e iluminação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.