Pular para o conteúdo principal

A LEITURA DO SERIDÓ NOS SÉCULOS 18 E 19

 


Foto: Canindé Soares

Por Padre João Medeiros Filho

Há discordâncias quanto à etimologia do termo Seridó. Câmara Cascudo afirmava que provém da palavra:“ceri-toh”, do vocabulário dos índios tapuias. O étimo, na língua indígena, significa parcas folhagens ou sombrasesparsas, em referência às características climáticas e à topografia da região. 

Alguns pesquisadores aludem à influência dos holandeses, descendentes de judeus sefarditas, naquela região. Eles passaram a denominar onativo do Seridó por “sarid” ou “serid”, que em hebraico seiscentista quer dizer sobrevivente ou sobejo. 

Este era o epíteto preferido de Oswaldo Lamartine, que se intitulava “sobejo da seca de 1919.” Segundo outros estudiosos, o vocábulo deriva do hebraico antigo “she’erit”, cuja tradução para o português seria refúgio Dele (Deus) ou lugar de quietude, amor e bênçãos. 

Para nós, o Seridó é tudo isso e muito mais. É um estado de espírito, criatividade, tenacidade, perseverança e outras virtudes alimentadas pela fé. Nossa terra abrange cultura, arte, contemplação, amor às letras, herança dos ancestrais.

O bispo de Olinda, Dom Azeredo Coutinho – que regia os destinos espirituais dos católicos potiguares – numa carta-circular enviada, em 1801, aos visitadores diocesanos (sacerdotes responsáveis pela supervisão de algumas paróquias) recomendava cuidados especiais com as bibliotecas: “os fiéis precisam ler bem.” 

E inspirado em São Jerônimo, arremata o prelado: “Deus também se fez Livro.” É preciso registrar que o visitador mais importante do bispado era o pároco da freguesia de Sant’Ana de Caicó, com jurisdição sobre todo o Seridó e várias freguesias da vizinha Paraíba. O contexto religioso daquela época é relevante para a compreensão dos pilares da leitura no Seridó do passado. 

Na segunda metade do século XVIII até o século XIX, existiam entre os clérigose leigos mais esclarecidos, acaloradas discussões sobre princípios ultramontanistas, ensinamentos do Catecismo de Montpellier, ideias galicistas, além do jesuitismo, que permanecia vivo na memória dos seus diocesanos. Isso fez o prelado olindense incentivar leituras e estudos para melhor compreensão dos acontecimentos.

Entretanto, há outros fatores importantes. Os holandeses que estiveram no Seridó eram protestantes ou judeus (alguns abraçaram o catolicismo, temendo a sanha da Inquisição). 

Os evangélicos eram alfabetizados para ler a Sagrada Escritura. Os sefarditas geralmente eram letrados. Deviam saber ler para ter acesso à Palavra de Deus, em especial, à Torá. É possível que isso tenha motivado o povo seridoense. 

A influência técnica e cultural dos neerlandeses é marcante na história do Seridó. No bojo desse patrimônio não se pode deixar de incluir o hábito de ler. É inimaginável que pessoas de tão avançados saberes não dominassem a escrita e a leitura. E se legaram conhecimentos tão preciosos aos seridoenses, não poderiam ter deixado de transmitir o prazer e o hábito da leitura.

Padre Sebastião Constantino de Medeiros, governador do bispado de Olinda (em virtude da prisão de Dom Vital Maria Gonçalves, decorrente da Questão Religiosa), em instrução normativa destinada ao clero diocesano, determinou que “os párocos, vigários encomendados, coadjutores e capelães cuidassem das igrejas, dos cemitérios, irmandades, obras de caridade e bibliotecas.” 

Pelo que se pode inferir, já era bem difundido entre os habitantes o gosto pela leitura. E pelo que se depreende das raras fontes disponíveis (mormente, os livros de tombo paroquiais), além de algumas obras literárias, de âmbito eclesiástico, os seridoenses mostravam familiaridade com os almanaques e suas resenhas da cultura erudita e popular, anuários, biografiasde santos e manuais didáticos. 

Ainda hoje, perduram vários anuários, por exemplo, o de Santo Antônio, contendo desde artigos de formação a informações sobreas marés e fases da lua. Há também os calendários, destacando-se a Folhinha do Coração de Jesus, datando do final do século XIX. Até hoje, circula com uma tiragem acima de um milhão e meio de exemplares. 

São inegáveis o costume e o prazer pela leitura, constituindo um itinerário bem erudito no Seridó do passado. O conhecimento bíblico de judeus, católicos e evangélicos levou nossos antepassados a viver o que proclama o Livro de Josué: “Que o livro […] esteja sempre diante de teus olhos. Medita nele, noite e dia, para que possas agir de acordo com o que ali está contido” (Js 1, 8)..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.