Pular para o conteúdo principal

A INTRIGANTE LENDA DO TESOURO DE EXTREMOZ NO RN

 

Por Henrique Araújo 

Extremoz é município da  região norte da Grande Natal . Seus primeiros habitantes foram os  índios tupis e paiacús , que viviam lá às margens da Lagoa de Guajiru.

Em 1607 os jesuítas receberam estas terras, e foram os principais  responsáveis ​​pela construção da Igreja de São Miguel , famosa na região.

A igreja primitiva foi sendo destruída pouco a pouco, tanto por ação do tempo quanto por ação do homem, a destruição do templo foi contada geração a geração, através de  lendas . Uma delas é ela guarda  um valioso mistério , que se tornou até uma lenda pra cidade.

Igreja de São Miguel, Extremoz (RN) antigamente

 

Ruínas da Igreja de São Miguel, Extremoz, RN. Foto: Brechando.com (https://brechando.com/2020/12/esta-igreja-de-extremoz-esta-em-ruinas/)

Uma delas faz menção a  um tesouro, que seria enterrado no interior da construção  da Igreja. Com isso, os antigos moradores da região conseguiram demolir parte do templo na tentativa de encontrarem o tal tesouro. Mas até hoje nem sinal dele.

Será mesmo que esse tesouro está lá? Estando ou não, nos dias atuais, quem passa pela cidade de Extremoz ainda pode contemplar as ruínas da primitiva Igreja de São Miguel. As ruínas são apreciadas por muitos ciclistas que contemplam a paisagem registrando lindas fotos.

Ah, e aqui vai uma foto da fachada da igreja original antigamente:

A Igreja de São Miguel, Extremoz, RN, fachada mais completa. Foto: Brechando.com (https://brechando.com/2020/12/esta-igreja-de-extremoz-esta-em-ruinas/)

A foto acima foi de 1903 e mostra a existência apenas da fachada da Igreja. Na época da construção já tinha 300 anos de vida e estava começando a ruir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.