Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO DIZ QUE "É MUITO MAIS DANOSO UM ESTADO QUEBRADO, COM ATRASOS DE SALÁRIOS DO QUE UM AUMENTO TEMPORÁRIO DO ICMS"

 



O governo do Rio Grande do Norte apresentou, nesta segunda-feira (3), o balanço financeiro de 2022, que registrou um superávit de R$ 166 milhões. A governadora Fatima Bezerra explicou que o superávit não foi maior devido às mudanças no pacto federativo em relação ao ICMS, o que causou prejuízo nos últimos meses.

Durante a apresentação, os secretários também explicaram o aumento da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incluindo os impactos e recomposições do governo federal.

Segundo o secretário de planejamento, Aldemir Freire, o estado está perdendo R$ 80 milhões por mês com as mudanças, e a lei precisava entrar em vigor porque o acordo com o Supremo Tribunal Federal para recomposição das perdas não foi homologado. Ele também destacou que o valor que o governo federal deve repassar não será suficiente para recompor as perdas.

“No ano passado, o estado foi surpreendido com a redução do ICMS dos combustíveis. O estado continua perdendo hoje, em torno de 80 milhões de reais por mês de ICMS de combustíveis. O governo federal, juntamente com os estados e o Supremo Tribunal Federal (STF), irão fazer um acordo para compensar parte desssa perdas. No Rio Grande do Norte será compensado apenas 270 milhões de reais.  Acontece que chegou o dia 1º de abril, que era o dia da Lei entrar em vigor, mas ainda não existe na prática nenhum acordo. Os estados fizerm o acordo informalmente, mas formalmente o acordo não existe. Então até que esse acordo seja homologado e o estado começe a receber compensação, foi preciso subir, até dezembro, o ICMS do estado, explicou Aldemir.

O secretário comentou ainda sobre os posicionamentos e ações judiciais das instituições representativas contra o aumento do ICMS.

“Foi uma ação precipitada, porque a Lei precisava entrar em vigor. Não existe o esatdo escolher ou não aplicar a Lei. Como as condições de suspensão da Lei não estão dadas ainda, a Lei necessariamente precisa entrara em vigor. Muito mais danoso para o estado do Rio Grande do Norte é a gente viver aquilo que nós vivemos de 2010 a 2018. Um estdo quebrado, com atraso de salário e com atraso de fornecedor. O maior risco que nós corremos é esse e isso é muito mais danoso do que um aumento temporário do ICMS”, disse o secretário.

Portal da Tropical

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

PESQUISA POTIGUAR NEWS: CONFIRA OS NÚMEROS DA CORRIDA PARA À PREFEITURA DE CAICÓ

    O prefeito, Dr. Tadeu, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Caicó.  É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha no município com vista ao pleito do próximo ano.   No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Dr. Tadeu aparece com 34% das intenções de voto.  Ele é seguido por Diego Vale, que tem 21,3%.  Depois dele, aparece o ex-prefeito Batata, com 11%. Nesse cenário, 23,4% disseram não saber em quem ou não responderam à pesquisa e 10,3% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados. Em outro cenário pesquisado, a pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caicó com possíveis postulantes.  Em uma possível disputa entre o atual prefeito Dr. Tadeu, Padre Gleiber Dantas e o deputado estadual Adjuto Dias. Neste cenário, o prefeito Dr. Tadeu aparece com 27%,  empatado, com Padre Gleiber Dantas, com 26,3%  e seguido de perto pelo de