Pular para o conteúdo principal

ENTENDA A PEC QUE PROPÕE ANISTIAR CRIMES ELEITORAIS

 

Se a lei permite, não é crime. É essa a premissa por trás da tentativa de aprovar uma PEC que isenta políticos e partidos de punição em caso de descumprimento de várias normas eleitorais.

Entenda

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados está avaliando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9 de 2023, que concede anistia para partidos políticos que não cumpriram determinadas regras da Justiça Eleitoral. 

A PEC altera a Emenda Constitucional 117/2022, que estipulou a cota mínima de recursos de 30% para candidatas mulheres, retirando as sanções aos partidos políticos que não seguiram essa norma eleitoral até os pleitos de 2022. A justificativa apresentada pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) no texto é de que a PEC se enquadraria no “princípio da anualidade eleitoral”.

O texto ainda exclui punições para prestações de contas de exercício financeiro e eleitorais dos partidos antes da promulgação da PEC e permite a arrecadação de recursos de entidades por parte dos partidos para pagar dívidas com fornecedores de até agosto de 2015.

A proposta conta com a assinatura de 184 deputados, dentre esses o líder do governo na Casa Baixa, deputado José Guimarães (PT-CE), e integrantes da oposição, como o bolsonarista Zé Trovão (PL-SC). 

No entanto, a PEC 9 de 2023 tem recebido críticas, como do procurador de Justiça Roberto Livianu, que afirma que a proposta “é menoscabar a ética, os direitos das mulheres, dos negros, das minorias, o dever de prestar contas”.

A proposta é composta por apenas três artigos, sendo que o primeiro deles prevê que não serão aplicadas sanções de qualquer natureza aos partidos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos em razão de sexo e raça nas eleições de 2022 e anteriores. 

O segundo artigo estabelece que não incidirão sanções nas prestações de contas de exercício financeiro e eleitorais dos partidos políticos que se deram anteriormente à promulgação da PEC. 

Já o terceiro e último artigo permite a arrecadação de recursos de pessoas jurídicas por partido político para quitar dívidas com fornecedores contraídas ou assumidas até agosto de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

PESQUISA POTIGUAR NEWS: CONFIRA OS NÚMEROS DA CORRIDA PARA À PREFEITURA DE CAICÓ

    O prefeito, Dr. Tadeu, lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Caicó.  É o que mostra a pesquisa Potiguar News, para medir o cenário de pré-campanha no município com vista ao pleito do próximo ano.   No primeiro cenário da pesquisa estimulada – quando são apresentados nomes de possíveis candidatos –, Dr. Tadeu aparece com 34% das intenções de voto.  Ele é seguido por Diego Vale, que tem 21,3%.  Depois dele, aparece o ex-prefeito Batata, com 11%. Nesse cenário, 23,4% disseram não saber em quem ou não responderam à pesquisa e 10,3% afirmaram que pretendiam votar em branco, nulo ou em nenhum dos possíveis candidatos apresentados. Em outro cenário pesquisado, a pesquisa mediu a preferência do eleitorado de Caicó com possíveis postulantes.  Em uma possível disputa entre o atual prefeito Dr. Tadeu, Padre Gleiber Dantas e o deputado estadual Adjuto Dias. Neste cenário, o prefeito Dr. Tadeu aparece com 27%,  empatado, com Padre Gleiber Dantas, com 26,3%  e seguido de perto pelo de