Pular para o conteúdo principal

RANIERE DEFENDE PROTAGONISMO DA CÂMARA DE NATAL NA ELEIÇÃO PARA PREFEITO E DEFENDE NOME DE PAULINHO FREIRE

 


O vereador Raniere Barbosa (Avante) avalia como positiva a gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) em Natal. Dentro do contexto de dificuldades impostas pelos limites financeiros da administração, o parlamentar considera que Álvaro vem conseguindo dar andamento a importantes obras que colocarão a cidade em um novo patamar e farão com que o gestor consiga deixar um bom legado, chegando ao final de seu mandato, em 2024, com plenas condições de fazer um sucessor para dirigir a cidade por mais quatro anos.

Antevendo as eleições de 2024, o vereador avisa que a Câmara “não será coadjuvante” no processo eleitoral, mas sim “protagonista” na disputa pela Prefeitura do Natal. Ao citar nomes que podem vir a ser apoiados por Álvaro, Barbosa diz que a preferência da maioria dos vereadores é pelo nome do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), ex-presidente da Câmara.

“Nós queremos estar aliados ao prefeito de Natal. Se a Câmara se unir ao poder Executivo e a outros atores políticos que poderão vir a somar nesse projeto, sairemos muito fortes para poder enfrentar a esquerda, que já lançou candidato”, declarou o parlamentar em entrevista ao AGORA RN nesta quarta-feira 1º.

Para Raniere, Paulinho Freire reúne todas as características de um bom gestor. Além de ter sido vereador e presidente da Câmara até o final de janeiro, quando renunciou ao cargo para assumir o mandato de deputado federal, ele ainda tem passagens pelo Executivo, já presidiu a Federação das Câmaras (Fecam-RN), além de ter uma vasta experiência como administrador na iniciativa privada.

“A Câmara tem uma preferência por Paulinho, porque ele foi vereador em seis mandatos, presidente seis vezes, já foi vice-prefeito de Natal, já foi deputado estadual e atualmente está no cargo de deputado federal, então ele está muito habilitado para ser o candidato a prefeito de Natal. Agora ele está focado no mandato dele, ele precisa dizer a Natal se coloca o nome dele a disposição para ser candidato, porque até o momento ele não se pronunciou em relação ao processo sucessório”.

SUCESSÃO

Raniere analisa que o trabalho do prefeito Álvaro Dias fez com que ele conseguisse, além de se tornar uma liderança, conquistar capacidade de transferência de votos. O discurso do vereador vai ao encontro do que mostrou a pesquisa do instituto Exatus encomendada pelo AGORA RN e divulgada no final de janeiro último. Os dados apontaram que um nome apoiado pelo prefeito para a sucessão municipal seria o preferido dos natalenses.

Em um cenário com 10 possíveis candidatos, 22,82% responderam que votariam em um candidato apoiado por Álvaro Dias. Em segundo lugar, apareceu o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), com 17,18%, seguido de Natália Bonavides (PT), com 6,12%.

“Ele [Álvaro] demonstrou hoje conquistar uma liderança em Natal. É um fato real e um fato novo, porque desde Wilma de Faria ninguém em Natal conseguiu mais isso, porque há outros políticos que têm potencial de votos para si, mas não de transferência”, pontua Barbosa.
Ele acrescenta que o prefeito vem trabalhando para deixar um legado de obras na cidade, a exemplo da engorda da orla de Ponta Negra e do Terminal Turístico da Redinha, ações que estão em andamento e que, na avaliação de Raniere, irão potencializar o turismo como principal atividade econômica da cidade.

“Sabemos que Natal tem perfil e vocação para o turismo e, como principal atividade econômica, se o prefeito conseguir fazer com que essas duas obras sejam concluídas, Natal passa a ter realmente um staff e o turismo, indiscutivelmente, vai ter um crescimento”, declara.

COTADOS

Diante desse cenário político, o vereador do Avante considera que Álvaro Dias tem plenas condições de fazer um sucessor para a Prefeitura do Natal. Como nomes a serem considerados para o cargo, ele cita, além do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), o secretário de Serviços Urbanos (Semsur) Irapoã Nóbrega e o vereador Kleber Fernandes (PSDB).

O vereador também defende que a classe política avalie nomes do setor produtivo, como o do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz.

“São nomes que eu acho que, se tiver o apoio da Câmara Municipal de Natal (CMN) e o apoio do prefeito, qualquer um desses nomes se torna extremamente competitivo e Natal precisa de pessoas que tenham experiência de gestão”.

OPOSIÇÃO LIMITADA

Apesar de ter saído na frente ao lançar o nome da deputada federal Natália Bonavides (PT) como pré-candidata a prefeita, o PT tem “limites” em Natal, segundo Barbosa. Ele destaca que o PT nunca venceu uma eleição em Natal e chegará para a campanha sem obras para mostrar na cidade.

“O PT não tem absolutamente nada em Natal, o Governo do Estado não fez uma obra em Natal. Eles vão ter que dizer e a candidata que está lançada não tem nenhuma experiência em gestão, isso é algo que nós vamos cobrar de forma construtiva e respeitosa. Que experiência ela tem de gestão para poder gerir uma capital? A experiência dela é no Legislativo”, questiona.

CMN

Raniere acredita que o atual presidente da CMN, vereador Eriko Jácome (MDB), fará uma boa gestão à frente do Legislativo natalense em razão de seu “perfil agregador”. O emedebista foi alçado à presidência após Paulinho Freire renunciar ao mandato de vereador para assumir a nova função no Congresso Nacional.
Raniere afirma que, devido a boas gestões passadas, a Câmara desfruta hoje de um equilíbrio em suas contas, além de uma transparência, o que terá continuidade na gestão do presidente Eriko Jácome.

“Eriko é essa pessoa que tem um relacionamento com todas as bancadas e um relacionamento muito proveitoso, de diálogo e de respeito”, destaca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.