Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ÁLVARO DIAS LANÇARÁ SEU SEGUNDO LIVRO NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA(30) EM NATAL

Na próxima quinta-feira, 30 de março,o Prefeito de Natal (RN), Álvaro Costa Dias lançará seu segundo livro. Desta vez, o tema escolhido é História do Brasil e o texto publicado vem sendo trabalhado por ele há cerca de uma década. O lançamento ocorrerá no Solar Bela Vista na Cidade Alta, a partir das 18h.

A ideia do livro surgiu há muito tempo e vem acompanhando o autor em seus raros momentos de folga por pelo menos 10 anos. Tudo começou com as leituras que costuma fazer sobre temas ligados à História, sobretudo do Brasil. Quando se deparou com livros muito antigos, diversos deles escritos por padres jesuítas, contando acerca da colonização do país e da utilização em larga escala de mão de obra escrava nativa, Álvaro teve contato com narrativas em detalhes da enorme dimensão que este cruel episódio teve na formação do Brasil enquanto nação.

“A História que nos ensinam nas escolas passa pela escravidão indígena muito superficialmente, mas a verdade é que foi algo muito maior do que a maioria de nós consegue conceber. Passei a pesquisar livros em toda parte que descortinassem cada vez mais essa parte da trajetória do Brasil que é omitida pela maioria dos livros a que temos acesso, pois os historiadores se basearam nos relatos de autores comprometidos com o projeto colonial português. É o que sempre acontece no mundo: são os vencedores que contam sua versão”, disse o autor.

A obra contextualiza a realidade brasileira que conduziu à caça dos nativos para serem submetidos a trabalhos forçados. Explica o modelo de colonização de exploração implantado pelos portugueses, passa pela extração do pau-brasil, a formação dos engenhos e o cultivo de cana de açúcar. Também posiciona as peças no tabuleiro colonial, detalhando os papéis de personagens como fazendeiros, bandeirantes, jesuítas e, claro, nativos. Por fim, conta sobre algumas das guerras travadas entre os povos originários e os portugueses, com especial ênfase para a Guerra dos Tamoios (o clímax final do livro), ocorrida no sudeste brasileiro, contrariando o senso comum de que a o descobrimento do Brasil foi pacífico e não encontrou resistência nativa.

“As pessoas acham que os portugueses chegaram aqui e ocuparam as terras sem reação. É necessário ressaltar que os índios ofereceram forte resistência diante dos invasores e da colonização de exploração aqui implantada. Inúmeras nações indígenas se revoltaram com a escravidão e as torturas, declarando guerra aos invasores. Estas guerras ficaram conhecidas como “guerras de resistência”. Depois passaram a se chamar “guerras de extermínio”, pois combatendo com armamentos inferiores contra ca¬nhões, fuzis e mosquetões, os índios foram praticamente dizimados. Eu pretendia contar neste livro um pouco da verdadeira trajetória de bravura, lutas e resistência desses povos que aqui estavam e não tiveram voz, não puderam falar ou expor sua versão.” Declarou Álvaro Dias.

SOBRE O AUTOR – ÁLVARO DA COSTA DIAS:
Álvaro da Costa Dias é um leitor dedicado que tem especial predileção pela História da América Latina, sobretudo do Brasil. Tornar-se escritor foi um caminho natural para ele que ora lança o seu segundo livro. Filho de Cleonice e Adjuto Dias, Álvaro nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte. Formou-se médico e iniciou sua carreira política no movimento estudantil. Foi Deputado Estadual, Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Federal, vice-prefeito e Prefeito de Natal.

LANÇAMENTO DO LIVRO “A GUERRA DOS TAMOIOS E A HISTÓRIA NÃO CONTADA DO BRASIL” DE ÁLVARO DIAS (304 PÁGINAS).
Data: 30 de março de 2023
Horário: 18h às 23h
Local: Solar Bela Vista, Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta.
Valor do livro: R$ 50

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.