Pular para o conteúdo principal

PESQUISA APONTA APROVAÇÃO DO CARNAVAL ORGANIZADO PELA PREFEITURA DE NATAL


O Carnaval de Natal é sucesso de público. A afirmação está respaldada em dados coletados pelo Instituto Pesquisa na Hora e que revelaram que o evento organizado pela Prefeitura foi aprovado por 71% das pessoas que participaram da folia na capital potiguar. Os números divulgados nesta quarta-feira (01) também indicam que, em comparação a anos anteriores, 39% dos foliões gostaram mais da festa de 2023.

“Organizamos um dos melhores carnavais já vistos em Natal. Uma festa para todos os públicos, com muita paz e alegria e com as famílias voltando às ruas da cidade após interrupção em duas edições. Montamos uma grande estrutura para que fosse uma festa de reencontros após a pandemia da Covid-19. Os números comprovam que funcionou”, celebra o prefeito Álvaro Dias.

Para formar sua base de dados, o instituto realizou 807 entrevistas nos dias 25 e 26 de fevereiro. Entre os pesquisados, 30,8% participaram efetivamente do Carnaval natalense, e 69,2% não, mas que receberam informações do evento.

Em uma amostragem mais ampla do Instituto Pesquisa na Hora, envolvendo inclusive aqueles que não estiveram na festa, a aprovação também é alta. As avaliações Ótima + Boa + Regular somam 63% dos que aprovam. Os que reprovaram (Ruim e Péssimo) foram 19%. Numa avaliação geral, a região Norte, com 70% positiva e 13% regular, foi a que mais aprovou o Carnaval, seguida da Sul (69% positiva + 13% regular). As mulheres aprovaram a festa mais que os homens (54% positiva contra 41% e 15% regular contra 14% regular), no comparativo entre os gêneros.

Na avaliação geral, no quesito faixa etária, aqueles que se situam entre 35 a 44 anos foram os que mais elogiaram a folia de Momo na capital potiguar (56% positiva e 14% regular).

A Prefeitura de Natal investe no Carnaval como forma de atrair mais turistas para a capital potiguar e estimular a circulação de recursos financeiros, aquecendo a economia local e gerando divisas. De acordo com os dados do Instituto Pesquisa da Hora, a população concorda que a fórmula seja repetida pela gestão durante os próximos festejos juninos. Entre os entrevistados, 61% aprova a iniciativa.

“A população já entendeu a importância do investimento na economia criativa. Natal é uma cidade turística e as festas são um grande atrativo através do turismo de eventos. Os benefícios atingem todas as classes sociais, desde o grande empresário proprietário de um hotel até os ambulantes que vendem seus produtos nos locais das festas”, exemplifica Álvaro Dias.

As pessoas ouvidas pela pesquisa também avaliaram positivamente as estruturas montadas nos polos espalhados pela cidade (76% aprovação, dentre os que brincaram o carnaval e 60% no geral), bem como as atrações e show realizados nestes locais (52% de aprovação, dentre os que foram às festas).

O polo mais bem avaliado, de acordo com os dados, foi o Polo Sul, com 81% de avaliações positivas. Mas, todos os demais tiveram aprovações superiores a 70% (Oeste 76%, Norte 74% e Leste 71%).

A Prefeitura de Natal investiu forte na questão da segurança. Cerca de 100 homens da Guarda Municipal estiveram nas ruas participando ativamente da proteção às pessoas e ao patrimônio público e privado. Os números da pesquisa refletem que a população percebeu o esforço e se sentiu mais segura no período da festa. A aprovação foi de 51% positiva + 29% regular, com apenas 13% de respostas negativas.

Esses números de aprovação são muito parecidos com os resultados obtidos quando o questionamento foi a programação geral festas: 51% positiva, 26% regular e apenas 12% não aprovaram. A Região Leste foi a que mais gostou da programação, com 57% de respostas positivas e 23% regulares.

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de contatos telefônicos, a partir de uma base própria de Natal, utilizando a técnica de amostra aleatória simples. Responderam apenas pessoas acima de 18 anos e a margem de erro para esse estudo é de aproximadamente 3,5 % para os resultados totais da amostra. A confiança, ou seja, os limites para mais e para menos em relação ao valor obtido, é de 95,5%.

Números principais

  • Avaliação positiva – 71% positiva entre os que brincaram o Carnaval. 48,3% entre todos os entrevistados
  • Mulheres são as que mais aprovam. Mulheres avaliam melhor o carnaval
  • 54% das mulheres avaliam como positiva e 41% dos homens.
  • A melhor avaliação está entre 35 e 44 anos – 56%, nesta faixa, avaliam como positiva e 14% regular, 15% negativa.
  • Prefeitura é reconhecida como organizadora por 39%
  • Estrutura aprovada por 60% da população
  • Evento melhor que em anos anteriores para 39%

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.