Pular para o conteúdo principal

ÓRGÃO FEDERAL APONTA TORTURA, COMIDA ESTRAGADA E DOENÇAS EM PRESÍDIOS DO RN

Presos confinados em cela durante castigo no presídio de Alcaçuz (RN) - Divulgação/MNPCT

Um relatório do órgão federal de monitoramento Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que será publicado nos próximos dias, apontou uma série de violações no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, que passa por uma onda de ataques do crime organizado. Entre outros pontos, o documento cita:

Tortura:

policiais penais aplicam agressões e outros castigos físicos e psicológicos nas unidades, segundo o órgão. Fotos no documento mostram presos com ferimentos nas mãos, costas e nádegas. 

Hiperlotação:

os dois presídios vistoriados tinham quase o dobro da capacidade à época das inspeções. Em alguns casos, segundo o órgão dezenas de presos são confinados em celas feitas para uma pessoa.

Comida estragada:

de acordo com o relatório, é comum que as refeições cheguem aos presos estragadas, "azedas" e com cheiro nauseante. As condições provocam subnutrição entre os presos, diz o documento.

Saúde precária:

o relatório aponta que os presídios do RN convivem com tuberculose e surtos de dermatites. Como o estado não fornece kits de higiene, essa responsabilidade fica com as famílias dos presos.

O MNPCT foi criado em 2015 e é ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A primeira vistoria do colegiado ao sistema penitenciário do Rio Grande do Norte ocorreu em 2017, após um massacre que matou 26 presos na penitenciária estadual de Alcaçuz.

O mesmo presídio, que fica na região metropolitana de Natal, foi alvo de uma nova inspeção do MNPCT em novembro do ano passado. Nessa ocasião, a equipe visitou a cadeia pública de Ceará Mirim, também na grande Natal e sob gestão do governo estadual. As condições, segundo o órgão, não evoluíram desde então.

"Para nossa surpresa, o sistema está pior do que estava em 2017. Tudo é absolutamente absurdo. Fizemos alertas constantes sobre essas condições e fomos ignorados. A situação dos presos é um barril de pólvora"Bárbara Coloniese, perita do MNPCT que vistoriou os presídios do RN.

Segundo Bárbara, a principal forma de abuso é o chamado "procedimento". Por motivos variados, os agentes obrigam os presos a ficarem sentados, enfileirados e de cabeça baixa. Por vezes, segundo o órgão, os presos passam horas debaixo de sol forte nessa posição. O MNPCT afirma que os castigos físicos são cometidos não apenas pelos agentes das unidades, mas também pela FTIP (Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária) um grupo de atuação federal que atua em momentos de crise.

foi convocado pelo Ministério da Justiça para atuar por 30 dias no sistema penitenciário do estado. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União. O UOL questionou o governo do Rio Grande do Norte e a secretaria de administração penitenciária sobre as alegações do relatório, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Do Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.