Pular para o conteúdo principal

OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL INVESTIGA DESVIOS DE DOAÇÕES ARRECADADOS NA PANDEMIA E MIRA SECRETÁRIO DO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA


Foto/Reprodução 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu nesta quarta-feira 8 quatro mandados de busca e apreensão no âmbito de uma operação deflagrada para apurar possíveis desvios na Controladoria-Geral do Estado (Control), órgão que faz a auditoria interna de processos do Governo do Estado e assessora a aquisição de bens e serviços pelas secretarias.

A operação foi realizada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Segundo a Polícia Civil, os mandados foram cumpridos em Natal e outros municípios da região metropolitana. “A investigação transcorre em sigilo”, informou a polícia.

Os supostos desvios teriam sido ocorridos em 2020, realizados por servidores e ex-servidores públicos que visavam cargos eletivos. Os nomes dos funcionários envolvidos e mais detalhes sobre a investigação não foram divulgados.

A reportagem apurou, no entanto, que o principal alvo da operação é o auditor fiscal Pedro Lopes, que na época era o chefe da Controladoria-Geral do Estado. Atualmente, ele é secretário estadual de Administração e Recursos Humanos. Em 2022, ele foi candidato a deputado estadual pelo PT. Fontes do AGORA RN indicam que a investigação apura possíveis desvios de doações de produtos arrecadados durante a pandemia de Covid-19 em 2020.

No auge da pandemia, a Control funcionou como uma centralizadora das doações de itens relacionados a pandemia e distribuía para instituições filantrópicas cadastradas no órgão. Os programas criados foram o RN Chega Junto e o RN Mais Seguro.

A polícia identificou que algumas das entidades que estavam listadas na Controladoria não existiam. A investigação apura se esses produtos teriam sido desviados através desses “cadastros fantasmas” com finalidade eleitoral, para compra de votos.

Ontem, a polícia esteve na casa do ex-controlador cumprindo mandados de busca e apreensão. Além dele, outros dois servidores da Controladoria também são alvos da investigação. Um dos mandados da operação desta quarta-feira foi cumprido na própria sede da Control, que hoje é comandada pela advogada Luciana Daltro.

Em nota, a Control afirmou que está à disposição das autoridades para esclarecimentos e acrescentou que “determinou a instauração imediata de auditoria sob escopo investigativo para apurar eventuais desvios de condutas praticados pelos servidores e ex-servidores”.

O Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol) também se pronunciou sobre o caso. “A ação reforça o caráter isento da investigação realizada pelos policiais civis e demonstra o comprometimento da categoria com as atribuições de suas funções, zelando pelo patrimônio público e atuando de maneira incansável para combater atos ilícitos, independente da esfera que seja”, diz a nota, acrescentando que a investigação tem “a responsabilidade e a independência que a função exige”.

As informações são do Portal Agora RN


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.