Pular para o conteúdo principal

ITAMARATY CONVENCE RÚSSIA E EUAAACEITAR POSIÇÃO DO BRASILNA GUERRA DA UCRÂNIA

Foto: Fátima Meira

O Itamaraty conseguiu convencer tanto a Rússia como os Estados Unidos a aceitar as posições da diplomacia brasileira com relação à guerra na Ucrânia.

O chanceler Mauro Vieira aproveitou a reunião de cúpula de ministros das Relações Exteriores do G-20, realizada em Nova Déli, na Índia, para explicar a posição de neutralidade do Brasil e sua tentativa de mediar o conflito na Europa.

Vieira fez reuniões bilaterais com mais de 15 ministros, entre eles o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, o chanceler russo Sergei Lavrov e o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang.

Tanto Blinken como Lavrov disseram ao chanceler brasileiro que entendiam a posição brasileira, apesar de não concordarem com ela.

O Brasil, por um lado, votou contra a invasão russa na Assembleia Geral da ONU, na semana passada.

Por outro lado, negou-se a vender munição para a Ucrânia usar nos tanques alemães que estão sendo enviados ao país para se defender da invasão russa.

A reação das duas potências à posição do Brasil foi muito positiva, especialmente num cenário de divisões tão profundas que o encontro do G20 terminou sem que os países conseguissem concordar no texto de um comunicado conjunto.

Os países ocidentais do grupo, que reúne as nações mais ricas do mundo, queriam que o comunicado condenasse claramente a invasão russa.

Mas os governos da Rússia e da China resistiram à proposta.

Os russos queriam ainda a inclusão de uma condenação a supostos atos de sabotagem contra os dutos que levam gás do país para consumidores na Europa.

Lavrov e Blinken acabaram se encontrando rapidamente durante a cúpula. Foi a primeira vez que os dois estiveram juntos desde o início da guerra.

Os dois apenas reafirmaram suas posições e não se envolveram em nenhum tipo de negociação.

Segundo o Itamaraty, Vieira voltará ao Brasil com muitos detalhes das posições de todos os países do G-20.

Isso vai ajudar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a definir em mais detalhes o seu plano paa tentar ajudar a mediar o conflito europeu.

CNN Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.