Pular para o conteúdo principal

EUA: CONSUMO DE RÁDIO ULTRAPASSA TV, NA FAIXA 18-49 ANOS, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DOS MEDIA


De acordo com o mais recente Relatório de Audiência Total da Nielsen, que acompanha o consumo dos media em todos os meios, pela primeira vez, a rádio transmitida em AM (Onda Média) e em FM (Frequência Modulada) ultrapassou a televisão no importante grupo demográfico dos 18 aos 49 anos. De acordo com a Nielsen, a rádio alcançou uma audiência média três por cento superior à da televisão durante o terceiro trimestre de 2022.

“Estamos a testemunhar a história dos media a ser feita mesmo diante dos nossos olhos”, afirmou Pierre Bouvard, um dos diretores da cadeia de rádios da Cumulus Media. “Isto nunca aconteceu antes e está a ocorrer devido à forte e acentuada erosão do alcance linear e do tempo gasto com a TV pelos 18-49 anos”, analisa.

Em 2018, a audiência média de rádio AM/FM, entre os 18 e os 49 anos, era de 63% do tamanho da audiência da TV linear e gravada (time-shifted). Mas o último relatório da Nielsen mostra que a rádio AM/FM alcança agora 41% mais pessoas de 18 a 49 anos do que a televisão em direto e gravada. A Nielsen afirma que a rádio alcançou 83% dessa faixa a cada semana durante o terceiro trimestre, em comparação com um alcance de 59% para a TV.

Não é apenas em alcance que a rádio está a ganhar terreno. A Nielsen afirma que o tempo diário gasto com a TV e a rádio AM/FM pelos 18-49 anos está agora praticamente empatado. A televisão tem uma mera vantagem de três minutos sobre a rádio – 1 hora e 13 minutos, em comparação com 1 hora e 10 minutos.

A mudança histórica deve-se em parte à estabilidade da rádio. Mas a maior mudança está a ocorrer na televisão, onde as Smart TV estão a inaugurar uma perturbação dos hábitos de visualização dos americanos. Os dados da Nielsen mostram que o alcance semanal de TV linear e gravada entre os 18-49 anos diminuiu 28% nos últimos cinco anos e o tempo gasto diariamente com a TV caiu 56% – ou seja, uma redução de cerca de 90 minutos na visualização de televisão linear diária no grupo etário que mais interessa aos anunciantes de televisão.

Bouvard aponta o que chama de “queda abrupta” na penetração da TV paga durante a última década. Em 2009, quase nove em cada dez americanos tinham TV paga. Mas em 2022, menos de metade (48%) tinha.

O resultado é que o alcance da televisão linear caiu tão significativamente que Bouvard afirma que isso significa que 41% dos jovens de 18 a 49 anos nunca verão um anúncio de TV linear numa semana específica.

A erosão da visualização de televisão linear criou, assim, uma abertura para a rádio AM/FM se posicionar, não como a substituição da TV, mas como uma forma de complementar o alcance. Bouvard diz que adicionar a Smart TV a uma compra de TV linear também aumenta o alcance, mas os CPMs são “muito caros” e, portanto, os anunciantes obtêm menos retorno pelo seu investimento do que se adicionassem a Rádio ao seu plano de TV.

Jornal Opinião Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.