Pular para o conteúdo principal

CONFIRA A PREVISÃO DE CHUVAS ENTRE OS DIAS 27 DE MARÇO E 13 DE ABRIL DE 2023


INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 12/2023


Entre os dias 27 de março e 3 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê maiores acumulados de chuva em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de áreas pontuais do leste de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. (veja figura 1 - tons em vermelho e rosa no mapa).

As chuvas na faixa norte do País, devem ser ocasionadas pela combinação do calor e alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no decorrer da semana.

Já na Paraíba até a Bahia, Roraima, além de áreas pontuais do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a previsão é de pouca chuva na maioria dos dias (tons em branco e azul).

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:

Previsão para a 1ª semana (27/03/2023 a 03/04/2023)

No Norte do Brasil, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 70 milímetros (mm) em grande parte da região, principalmente em áreas do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, os acumulados de chuva ficarão abaixo de 50 mm.

No Nordeste, são previstos acumulados de chuvas que podem superar 70 mm no norte da região, principalmente do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Porém, desde o sertão da Paraíba até o sul Bahia, uma massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas, que contribui para manter temperaturas elevadas e reduzir a umidade relativa que pode chegar a 20%.

No Centro-Oeste, a previsão é de pancadas de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm, principalmente no início da semana no noroeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, a massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas ao longo da semana que não devem ultrapassar os 40 mm. Além do mais, mantém temperaturas elevadas e diminui a umidade relativa podendo chegar a 20%.

Já na Região Sudeste, o deslocamento de um sistema frontal pelo oceano no início da semana deverá contribuir com acumulados no litoral da região, principalmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas Gerais, o ar quente e seco vai diminuir os acumulados de chuvas, que contribuirão para temperaturas elevadas e baixa umidade relativa, podendo chegar a 20%.

Por fim, na Região Sul, o início da semana será de pouca chuva. Porém, a partir de quinta-feira (30 de março), uma nova frente fria deverá avançar sobre a região, trazendo acumulados de chuva maiores que 60 mm, principalmente no litoral de Santa Catarina e Paraná, além de grande parte do Rio Grande do Sul.
                                       

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (27/03 a 03/04/2023). Fonte: INMET.

Entre os dias 4 e 12 de abril de 2023, a previsão do Inmet indica grandes volumes de chuva, maiores que 100 mm, no centro norte do País. Já no litoral de São Paulo e do Paraná, além do oeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuvas podem chegar aos 70 mm.

Nas áreas do interior do Nordeste, grande parte da Região Sudeste e Centro-oeste, são previstos baixos volumes (menores que 30 mm). Veja figura 2.

Previsão para a 2ª semana (04/04 a 12/04/2023)

No Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região. Já entre os estados do Pará, leste do Amazonas e do Tocantins, os volumes de chuva pode ultrapassar os 100 mm.

Na Região Nordeste, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nas demais áreas, os volumes de chuva podem ser menores que 60 mm.

A previsão indica muita chuva na Região Centro-Oeste, principalmente em grande parte do Mato Grosso, podendo variar entre 60 e 90 mm de chuva. Nas demais áreas, ocorrerá poucas chuvas com valores inferiores a 40 mm.

No Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com valores que podem ultrapassar 70 mm. Nas demais áreas, a chuva não deve passar de 60 mm.

Por fim, na Região Sul, os maiores acumulados de chuva são previstos para o leste do Paraná e de Santa Catarina, além do noroeste e litoral do Rio Grande do Sul com volumes chegando a 70 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 30 mm.



Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (04 e 12 de abril de 2023). Fonte: GFS.

As informações são do INMET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.