Pular para o conteúdo principal

CONFIRA A PREVISÃO DE CHUVAS ENTRE OS DIAS 27 DE MARÇO E 13 DE ABRIL DE 2023


INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 12/2023


Entre os dias 27 de março e 3 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê maiores acumulados de chuva em áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de áreas pontuais do leste de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. (veja figura 1 - tons em vermelho e rosa no mapa).

As chuvas na faixa norte do País, devem ser ocasionadas pela combinação do calor e alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no decorrer da semana.

Já na Paraíba até a Bahia, Roraima, além de áreas pontuais do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a previsão é de pouca chuva na maioria dos dias (tons em branco e azul).

Confira abaixo a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:

Previsão para a 1ª semana (27/03/2023 a 03/04/2023)

No Norte do Brasil, podem ocorrer volumes de chuva maiores que 70 milímetros (mm) em grande parte da região, principalmente em áreas do Amazonas, Roraima, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, os acumulados de chuva ficarão abaixo de 50 mm.

No Nordeste, são previstos acumulados de chuvas que podem superar 70 mm no norte da região, principalmente do Maranhão até o Rio Grande do Norte. Porém, desde o sertão da Paraíba até o sul Bahia, uma massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas, que contribui para manter temperaturas elevadas e reduzir a umidade relativa que pode chegar a 20%.

No Centro-Oeste, a previsão é de pancadas de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm, principalmente no início da semana no noroeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, a massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas ao longo da semana que não devem ultrapassar os 40 mm. Além do mais, mantém temperaturas elevadas e diminui a umidade relativa podendo chegar a 20%.

Já na Região Sudeste, o deslocamento de um sistema frontal pelo oceano no início da semana deverá contribuir com acumulados no litoral da região, principalmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas Gerais, o ar quente e seco vai diminuir os acumulados de chuvas, que contribuirão para temperaturas elevadas e baixa umidade relativa, podendo chegar a 20%.

Por fim, na Região Sul, o início da semana será de pouca chuva. Porém, a partir de quinta-feira (30 de março), uma nova frente fria deverá avançar sobre a região, trazendo acumulados de chuva maiores que 60 mm, principalmente no litoral de Santa Catarina e Paraná, além de grande parte do Rio Grande do Sul.
                                       

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (27/03 a 03/04/2023). Fonte: INMET.

Entre os dias 4 e 12 de abril de 2023, a previsão do Inmet indica grandes volumes de chuva, maiores que 100 mm, no centro norte do País. Já no litoral de São Paulo e do Paraná, além do oeste do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuvas podem chegar aos 70 mm.

Nas áreas do interior do Nordeste, grande parte da Região Sudeste e Centro-oeste, são previstos baixos volumes (menores que 30 mm). Veja figura 2.

Previsão para a 2ª semana (04/04 a 12/04/2023)

No Norte, são previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região. Já entre os estados do Pará, leste do Amazonas e do Tocantins, os volumes de chuva pode ultrapassar os 100 mm.

Na Região Nordeste, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nas demais áreas, os volumes de chuva podem ser menores que 60 mm.

A previsão indica muita chuva na Região Centro-Oeste, principalmente em grande parte do Mato Grosso, podendo variar entre 60 e 90 mm de chuva. Nas demais áreas, ocorrerá poucas chuvas com valores inferiores a 40 mm.

No Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com valores que podem ultrapassar 70 mm. Nas demais áreas, a chuva não deve passar de 60 mm.

Por fim, na Região Sul, os maiores acumulados de chuva são previstos para o leste do Paraná e de Santa Catarina, além do noroeste e litoral do Rio Grande do Sul com volumes chegando a 70 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 30 mm.



Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (04 e 12 de abril de 2023). Fonte: GFS.

As informações são do INMET

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.