Pular para o conteúdo principal

COMITÊ DIZ QUE "GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS" É ÚNICO MEIO DE PARAR ATAQUES NO RN

Divulgação

Em meio à onda de ataques criminosos que acontece no Rio Grande do Norte desde a madrugada da terça-feira (14), o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte (CEPCT/RN), divulgou uma nota pública demonstrando preocupação com a situação do sistema prisional local, bem como a integridade dos internos.

O CEPCT é um órgão colegiado responsável por contribuir com a política estadual de prevenção de combate à tortura, e por meio da nota publicada ontem, aponta uma série de características identificadas no sistema prisional norte-rio-grandense, e que julga serem o possível motivo para a crise que o Estado enfrente neste momento.

De acordo com o documento, o Comitê diz que alertou, desde 2021, os poderes executivo estadual e judiciário estadual e federal, que eventos como os vivenciados desde a terça-feira no Rio Grande do Norte poderiam acontecer.
Sugerindo uma mudança no sistema carcerário local com a adoção de uma “política progressiva de desencarceramento e de penas alternativas”, o Comitê aponta fatores que agravam a situação da segurança pública:

-Unidades prisionais superlotadas;
-Policiais penais insuficientes, mal remunerados e com agravos psicossociais diante do cotidiano de tensão;
-Ausência de políticas de ressocialização;
Pessoas privadas de liberdade sem contato com o mundo exterior;
-Agravos em saúde física e mental em decorrência da insuficiência das equipes e do baixo atendimento de saúde;
-Condições de detenção insalubres;
-Ações e práticas cotidianas e coletivas de maus tratos, torturas e tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, como os chamados “procedimentos”.

A organização nega que a implantação de melhores condições para a população carcerária seja o mesmo que conceder “regalias”, justifica que não é isso a raiz do problema, e sugere que “a garantia de direitos humanos básicos é a única forma de contribuir para a solução dos recentes conflitos”.

A sugestão é justificada pelo Comitê com o exemplo de “unidades em que existem garantias, ainda que mínimas de sobrevivência”, onde, segundo a nota, “o cotidiano de tensão diminui”.

Por fim, o CEPCT/RN propõe uma série de medidas que julgam ter potencial de contribuir no debade e constituir soluções eficazes. Ao todo são dez proposições, entre elas a criação de um gabinete temporário de crise envolvendo os órgãos do Poder
Executivo, Judiciário (TJRN, MPRN e DPE/RN) e da Sociedade Civil; o suporte administrativo e de segurança para a atuação de promotores(as), juízes(as), advogados(as), defensores(as) públicos(as), defensores(as) populares de Direitos Humanos e representantes da sociedade civil para
acompanhamento da situação no sistema prisional, e o devido pagamento de diárias operacionais, para a atuação dos policiais penais.

Veja as sugestões e a íntegra da nota do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte (CEPCT/RN):

Novo Notícias 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.