Pular para o conteúdo principal

CIDADE QUE AFUNDOU HÁ 3 MIL ANOS RESSURGE NO RIO TIGRE CONSERVADA

Que descoberta impressionante! Uma cidade que afundou há aproximadamente 3 mil anos ressurgiu nas águas do rio Tigre, no Iraque. Trata-se da cidade de Kemune, datada na época do Império Mittani.

Arqueólogos trabalham com a hipótese de a cidade ter sido submersa há décadas pela construção de uma barragem, o local é conhecido como a “represa mais perigosa do mundo”.

O trabalho de escavação foi realizado por arqueólogos da Universidade de Tubingen, na Alemanha. Hasan A. Quasim comandou os estudos com apoio dos pesquisadores Ivana Puljiz e Peter Pfalzner, ambos arqueólogos alemães.

Escavação

Um palácio se revelou aos olhos dos arqueólogos. Uma enorme fortificação com torres e muralhas e até mesmo um complexo industrial foram encontrados em boa conservação.

Localizado apenas a vinte metros das margens do rio Tigre, o palácio sustenta imensas paredes de tijolos com até sete metros de altura.

O edifício de armazém, segundo os pesquisadores, por ser grande teria uma importância na hora de armazenar mercadorias de toda a região.

A cidade fundada em 1350 aC teria sido destruída em algum momento posterior. É impressionante que a estrutura tenha ficado conservada por tanto tempo, não é mesmo?

É mais um mistério para o grupo de arqueólogos resolver!

Descobertas anteriores

Em 2018, uma vazante no reservatório de Mossul possibilitou outra descoberta magnifica: os restos da cidade de Zakhiku, também pertencente ao Império Mittani.

Sabendo dessa informação, em janeiro de 2022, o Dr. Hasan e os arqueólogos alemães resolveram realizar uma escavação conjunta para resgatar possíveis artefatos históricos.

Unindo esforços, a equipe conseguiu reconstruir grande parte do plano da cidade em tempo recorde, exumando e coletando material antes que a cheia das águas do reservatório inundasse novamente a região.

Momento atual

A descoberta incrível da cidade perdida no rio Tigre ocorre no momento em que a situação do Iraque está bem delicada: há uma seca intensa que assola o país e preocupa as autoridades.

Por mais estranho que pareça foi a busca por soluções neste momento atual que levou ao fabuloso achado histórico.

É que a baixa umidade aliada às dificuldades da própria região gera centenas de mortes de cabeças de gado, ameaçando as colheitas e o abastecimento de água potável, foi aí que se intensificaram os esforços para localizar água de qualidade para a população.

No momento em que autoridades iraquianas retiravam água limpa do reservatório de Mossul, a maior reserva de água doce do país, reduzindo o volume de água de vários afluentes, foi possível avistar a bela e desconhecida cidade de Kemune.

Veja:

No pior cenário, o rompimento da barragem de Mossul levaria ondas de 20 metros para a população. – Foto: Divulgação/ Universidade de Friburgo

Deu em Engenharia É.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CHAPA ELÍDIO QUEIROZ E RODNEY MAIA EM ARTICULAÇÃO PARA A DISPUTA PELA PREFEITURA DE JARDIM DE PIRANHAS

Elidio e Rodney Maia Foto/Reprodução  Está se desenhando no mapa político de Jardim de Piranhas, um duelo gigante com vistas às eleições de 2024.  Pelo lado da situação, mesmo com uma gestão apagada, o empresário e atual prefeito Rogério Couro Fino,    deve ser candidato à reeleição. Para tentar amarrar o apoio da Família Macaco, que uma parte anda descontente com o atual gestor, Rogério tenta emplacar o nome do ex-vereador e empresário Luiz Macaco como vice. A oposição também se mexe, com o desejo do empresário e ex-prefeito, Elídio Queiroz de novamente ser candidato a prefeito do município.  Elídio deixou a prefeitura bem avaliado e busca o apoio do empresário Rodney Maia, para ser seu candidato a vice-prefeito. De acordo com informações, as conversas já foram iniciadas. Rodney Maia, é empresário do ramo do agronegócio, se dá bem com todo mundo, sem divergências na cidade e é de uma importante família política, Maia.  Ele é sobrinho da senadora Zenaide Maia e do deputado federal, Joã