Pular para o conteúdo principal

PEQUENOS NEGÓCIOS CRIARAM 94,4% DAS VAGAS DE EMPREGO NO RN EM 2022

 904196 fifa jerome valcke aldo rebelo fabrica cultural 5854

As micro e pequenas empresas seguem sustentando a geração de novos postos de trabalho no Rio Grande do Norte. Ao longo de 2022, de cada 20 novos empregos abertos no estado, cerca de 19 foram criados pelos pequenos negócios potiguares. O segmento foi responsável por 94,4% do saldo total dos postos de trabalho criados no ano passado. Isso foi o que mostrou o Mapa do Emprego do RN, uma publicação mensal do Sebrae no Rio Grande do Norte, que é baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A análise do Sebrae indica que o número de novas contratações com carteira de trabalho assinada no Rio Grande do Norte nos últimos 12 meses foi de 21.201 e, desse quantitativo, 20.017 vagas correspondem às admissões realizadas pelos pequenos negócios. Como houve um déficit de 961 vagas nas médias empresas e um volume de 2.321 empregos formais criados pelas grandes, as MPEs encerram o ano respondendo por 94,4% das vagas abertas no estado.

E a maioria dessas oportunidades surgiram entre os negócios que atuam na prestação de serviços. O setor chegou a criar em 2022 quase a metade dos postos de trabalho abertos. Foram 10.554 pessoas a mais que conquistaram um emprego no setor de serviços, o maior gerador de vagas no ano, principalmente pelo ramo de locação de mão de obra temporária, que efetuou 1.850 novas contratações, e pelos bares, restaurantes e similares, que, juntos, admitiram 1.091 funcionários adicionais.

A construção civil mostrou sinais de reaquecimento e terminou 2022, tornando-se a segunda atividade econômica a abrir mais postos de trabalho no RN – foram 4.372 – com destaque para o ramo de edificação de prédios. Já o comércio respondeu pela terceira posição no ranking de geração, com 4.203 novas vagas criadas, seguido da indústria, que foi responsável por gerar 2.400 novos empregos no ano passado. As atividades de apoio à cadeia produtiva de petróleo e gás natural tiveram importante contribuição para o saldo positivo da indústria. O setor agropecuário potiguar, no entanto, não teve o mesmo ritmo e registrou um recuo com a perda de 328 vagas. O encerramento dos postos foram verificados no plantio de lavouras em geral e no cultivo de melão. Porém, o cultivo de bananas apresentou alta de 81 vagas abertas na agropecuária.

Sexto do Nordeste

Mesmo com a predominância dos pequenos negócios sobre as grandes e médias empresas no quesito geração de novos postos de trabalho, o volume de empregos gerados pelas MPEs em 2022 foi 37% menor que o volume do ano anterior. Em 2021, as micro e pequenas empresas do RN acumularam um total de 31.951 novas vagas.

No que diz respeito ao saldo total de empregos, o número de novas vagas abertas no estado também foi inferior ao do ano anterior e a redução foi de 34%, e o RN acabou com o sexto melhor saldo entre os estados do Nordeste. Atualmente, há 460.858 trabalhadores empregados com carteira assinada no rio Grande do Norte.

Em relação às cidades com maiores saldos de empregos e de vagas encerradas, Natal e Mossoró foram os municípios onde as contratações superaram significativamente as demissões. Foram admitidos 6.663 novos empregados na capital e outros 4.418 em Mossoró em 2022. Outros municípios que tiveram alta foram Parnamirim (1.878), São Gonçalo do Amarante (930) e Caicó (492).
Na outra ponta dos cinco que mais perderam postos de trabalho, o município de Pedro Avelino fechou 192 vagas e Jucurutu outras 134. São Vicente ( -133), Afonso Bezerra ( -128) e Caraúbas ( -110) completam a lista com saldos negativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentin...

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.