Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO ANALISTA, LULA ASSUME COM FORÇA POSIÇÃO DE LIDERANÇA NA AMÉRICA LATINA

 lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã desta terça-feira 24 da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Buenos Aires. José Antonio Spinelli, professor titular de Teorias Sociológicas da UFRN, disse ao AGORA RN que a ida do presidente à Argentina reforça “uma posição de liderança regional na América Latina”. A visita desta semana é classificada pelo Itamaraty como uma retomada da relação do Brasil com os países vizinhos depois de um afastamento no governo de Jair Bolsonaro (PL)

A Celac é um bloco regional composto pelo Brasil, que voltou a integrá-lo em 2023 após ter-se retirado há dois anos, e mais 32 países. Desde sua criação, a Celac tem promovido reuniões sobre os diversos temas de interesse das nações latino-americanas e caribenhas, como educação, desenvolvimento social, cultura, transportes, infraestrutura e energia, além de ter se pronunciado em nome de todo o grupo por ocasião de assuntos discutidos globalmente, como o desarmamento nuclear, a mudança do clima e a questão das drogas, entre outros.

“A ida do presidente Lula à Argentina e sua participação na Celac consagra o retorno do Brasil aos acordos de cooperação com as nações latino-americanas e caribenhas. Trata-se de uma inflexão importante face à orientação adotada pelos governos Temer e Bolsonaro nos anos mais recentes. Em seus discursos, Lula tem enfatizado o respeito à diversidade, ao multilateralismo e à autodeterminação dos povos. Em termos práticos, isso significa de imediato uma reaproximação com a Venezuela e com Cuba e uma discordância com o governo dos Estados Unidos”, pontuou o professor.

De acordo com Spinelli, os Estados Unidos têm adotado uma política de isolamento desses dois países, especialmente Cuba, submetido a um embargo que dura 60 anos. “Lula tem ressaltado que a reaproximação não significa um apoio a regimes autoritários, ele defende o diálogo ao invés de um enfrentamento, defendendo que o regime político de cada povo é uma questão interna. Da mesma forma, critica a invasão da Rússia à Ucrânia sem se alinhar às posições norte-americanas e europeias”, disse.

“A palavra de ordem em política externa da maioria dos governos lationamericanos é o multilateralismo, com independência e sem alinhamentos automáticos. Assim, estão abertas as portas para a intensificação das relações comerciais com a China, Índia, Rússia, África do Sul e outros países. Porém, nesses casos, a intenção é apoiar a integração latinoamericana, tanto no campo do comércio quanto no das relações políticas e culturais”, continuou ele.

Nesse sentido, veio o apelo por uma moeda comum para reger as relações comerciais e o aceno para a participação do BNDS no financiamento de projetos de desenvolvimento. “Em termos mais amplos, sem descurar de acordos do Mercosul com a União Europeia e com os EUA, há uma clara intenção de reforçar as alianças sul-sul, incluindo por exemplo a África e as nações asiáticas”, indicou.

Para Spinelli, outro aspecto importante na política externa adotada por Lula é o investimento na paz como recurso de negociação para resolver conflitos. “Dessa forma, Lula assume com força, e seu discurso na reunião da Celac reforça isso, uma posição de liderança regional na América Latina”.

Retomada das relações

Lula anunciou, juntamente com o presidente argentino Alberto Fernández, o estudo para a criação de uma moeda comum para trocas comerciais, disse que quer fazer bons acordos para que Brasil e Argentina possam crescer economicamente e anunciou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltará a financiar projetos em países vizinhos. Lula também teve encontros com empresários brasileiros e argentinos e discutiu com Fernández a relação bilateral entre os dois países.

Países da região devem liderar preservação da Amazônia, diz Lula

Lula disse que, embora a cooperação internacional seja bem-vinda, é papel dos países da região liderar os projetos de preservação da Amazônia. A fala do presidente foi durante a Celac. “A cooperação que vem de fora da nossa região é muito bem-vinda, mas são os países que fazem parte desses biomas que devem liderar, de mane ira soberana, as iniciativas para cuidar da Amazônia. Por isso, é crítico que valorizemos a nossa Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – a OTCA”, disse.

A reunião da Celac foi privada e as falas não foram transmitidas ao vivo, mas o discurso de Lula foi divulgado pela Presidência. Lula citou ainda que, em breve, deve convocar uma cúpula dos países amazônicos e que o Brasil já formalizou a candidatura de Belém para sediar a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025. “O apoio que estamos recebendo dos países da Celac é indispensável para que possamos mostrar ao resto do mundo a riqueza de nossa biodiversidade, o potencial do desenvolvimento sustentável e da economia verde, além, é claro, da importância de preservação do meio ambiente e do combate à mudança do clima”.

Para Lula, há uma “clara contribuição” a ser dada pela região para a construção de uma ordem mundial pacífica, baseada no diálogo, no reforço do multilateralismo e na construção coletiva da multipolaridade.

Segundo o presidente, os desafios globais e as “múltiplas crises” exigem respostas coletivas, citando, entre outros, as pandemias, as ameaças à democracia e as pressões sobre a segurança alimentar e energética.

Segundo o presidente, as experiências compartilhadas da região e de seu passado colonial devem servir para uma aproximação, e as diversas crises demonstram o valor da integração. Para o presidente, o diálogo com sócios extras regionais, ainda assim, é essencial. “Isso não significa que devemos nos fechar ao mundo. Salienta apenas que essa integração será feita em melhores termos se estivermos bem integrados em nossa região”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.