Pular para o conteúdo principal

POÇO DOS DESEJOS DE 3 MIL ANOS É ENCONTRADO NA ALEMANHA

Olha só que descoberta incrível! Arqueólogos do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera (BlfD), na Alemanha, descobriram um Poço dos Desejos de aproximadamente 3 mil anos.

Além da estrutura, eles encontraram alguns objetos que provavelmente foram jogados no local. Uma relíquia e tanto!

O poço tem estrutura de madeira e, segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, a peça provavelmente é da Idade do Bronze.

“É extremamente raro um poço sobreviver mais de 3.000 anos tão bem. Suas paredes de madeira foram completamente preservadas no fundo e ainda estão parcialmente úmidas das águas subterrâneas”, disse o Dr. Jochen Haberstroh, arqueólogo responsável do BlfD.

Os pedidos

“Ainda hoje, as fontes têm algo de mágico para muitas pessoas. Eles jogam moedas na esperança de que seus desejos sejam atendidos”, disse Mathias Pfeil.

Para o cientista, havia uma espécie de troca ao oferecer algo valioso, as pessoas esperavam, por exemplo, presente dos céus.

“Não podemos explicar exatamente quais motivos nossos ancestrais tinham há 3.000 anos para oferecer joias e outros presentes valiosos. Mas pode-se presumir que eram sacrifícios para uma boa colheita.”

Na Idade do Bronze, ainda não existia o costume de jogar moedas nos poços do desejo.

No fundo do Poço dos Desejos foram encontrados objetos como 26 alfinetes de roupas de bronze, uma pulseira, duas espirais de metal, um dente de animal montado, contas de âmbar e mais de 70 vasos de cerâmica.

Os arqueólogos enfatizam que esses objetos tornam esse poço fundamentalmente diferente dos outros no local da escavação.

Relíquia

Para Mathias Pfeil, da BlfD, a descoberta do Poço dos Desejo na Alemanha traz muito mais do que um achado histórico. Esses poços trazem um peso cultural, lúdico e, de certa forma mágico. Achar um objeto tão antigo e com tamanha importância é extraordinário.

Segundo o pesquisador, os objetos encontrados junto com o poço podem ter sido jogados na época e foram conservados até hoje. Mathias acredita que as pessoas podem ter depositado joias e cerâmicas como oferendas na nascente de água.

Outro ponto observado pelos arqueólogos, é que os objetos deixados no Poço dos Desejos estavam em um estado de conservação muito bom, o que sugere que foram cuidadosamente mergulhados na água, em vez de jogados.

Área privilegiada

De acordo com os pesquisadores da BlfD, a Alta Baviera, foi uma área de assentamento desde o início dos tempos. Muitos achados da pré-história e do início da história já foram encontrados por aqui e todos guardam detalhes incríveis.

Como desde 2021 os arqueólogos encontraram muitos objetos da Idade do Bronze, um espaço foi criado especialmente para guardar e restaurar esses itens.

Essas peças são consideradas extremamente caras e raras e muitas foram encontradas em sepulturas da época, que ocorreu entre 1800-1200 aC.

O projeto do BlfD é restaurar todo o Poço dos Desejos e abrir o local para visitação pública.

Algumas das peças encontradas no fundo do Poço dos Desejos - Foto: Marcus Guckenbiehl

Algumas das peças encontradas no fundo do Poço dos Desejos 

Deu em  Arkeonews.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.