Pular para o conteúdo principal

GENERAL HELENO SE DIZ ALVO DE ABSURDO APÓS SER DENUNCIADO POR LIBERAR GARIMPO EM ÁREA PRÓXIMA A YANOMÂNIS

Foto: Divulgação.

O general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), se diz alvo de um “absurdo” após ser denunciado à Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter autorizado a exploração de ouro numa área vizinha à Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

O aval para o chamado assentimento prévio, uma autorização necessária para empreendimentos como mineração na faixa de fronteira, foi dado por ele em 14 de dezembro de 2022. Segundo os documentos que embasaram a liberação, a área fica em Iracema (RR), a 7,8 km do território indígena.

Heleno foi denunciado à PGR pela deputada eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que acusa o general de não atuar em prol da proteção de terras indígenas e ainda de incentivar a atividade garimpeira na região. “Motivo pelo qual houve o aumento da invasão e violência contra esta população, assim como a contaminação por mercúrio de seus habitantes”, afirma a parlamentar eleita.

Procurado, o ex-ministro não quis se estender a respeito do assunto. “É um absurdo tão grande que não merece comentário”, afirmou, em mensagem enviada à coluna.

No ano passado, ao ser questionado pela Folha sobre a autorização, o ex-ministro disse que os “assentimentos prévios de garimpo têm um longo processo para que sejam regulados”.

Luciene Cavalcante pede que seja aberta uma investigação contra o ex-chefe do GSI e que sejam adotadas medidas para anular autorizações de garimpo concedidas por ele.

A deputada ainda cita a tragédia de saúde pública que atinge os yanomamis e que motivou a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Boa Vista no último fim de semana. “Trata-se de verdadeiro crime de lesa humanidade”, diz Cavalcante na representação.

Com a explosão da atividade sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), mais de 20 mil garimpeiros já invadiram a terra indígena yanomami e exploram ouro ilegalmente, por meio de equipamentos e logística assegurados por grupos criminosos que atuam na região. A estimativa é de associações de indígenas.

As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.