Pular para o conteúdo principal

CUIDADO, HOJE É SEXTA-FEIRA 13: ENTENDA COMO SURGIRAM OS MITOS RELACIONADOS À DATA

Chegou a primeira sexta feira 13 do ano! Para os supeticiosos, a data é cercada por assombros e azar.

Entre as lendas que surgiram ao longo dos anos, passar longe de escadas e tomar cuidado para não quebrar espelhos são algumas ações que as pessoas costumam tomar para afastar má sorte.

Além disso, as suspertições foram imortalizadas principalmente pelo cinema norte-americano na década de 1980, com a sequência de filmes de terror intitulada Sexta feira 13, com o personagem Jason Voorhees. Entretanto, todo esse misticismo tem explicações mais longínquas, baseadas no cristianismo, mitologia nórdica e até na história.

Uma das versões para a fama assombrada da data aponta para o fato de que Jesus Cristo foi morto em uma sexta-feira e, um dia antes, ele se reuniu com discípulos na última ceia, sendo que 13 pessoas estiveram presentes na ocasião.

Já na mitologia nórdica, há a história de um banquete realizado pelo deus Odin, que convidou outras doze divindades.

Loki, deus da trapaça, do fogo e da travessura, ficou inconformado quando soube que não tinha sido convidado para a festa.

Então, ele provocou uma confusão que resultou na morte de um dos convidados. A partir daí, foi criado o mito de que um encontro com treze pessoas sempre tem um desfecho ruim.

Outra perspectiva remonta ao início do período medieval na Europa. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham admiração por Friga (origem para friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês).

No entanto, depois da conversão ao cristianismo, os escandinavos passaram a amaldiçoar a deusa do amor e da beleza e a enxergá-la como uma bruxa que se reunia toda sexta-feira com onze feiticeiras e o demônio para lançar pragras contra a humanidade.

Há também a visão histórica, pois no dia 13 de outubro de 1307, que caiu em uma sexta-feira, o rei Felipe IV teve a filiação na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários recusada, o que causou revolta. Então, o monarca ordenou perseguição ao membros da organização, gerando uma série de mortes.

Principais superstições para atrair sorte na data:

  • Desça da cama com o pé direito;
  • Bata três vezes na madeira;
  • Não sirva refeição para treze pessoas;
  • Carregue consigo galhos de arruda ou um pouco de sal grosso;

Deu em Correio Braziliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.