Pular para o conteúdo principal

XANGAI ALERTA PARA "BATALHA TRÁGICA" À MEDIDA QUE A COVID-19 SE ESPALHA NA CHINA

 

Um hospital de Xangai disse a sua equipe para se preparar para uma “batalha trágica” contra a Covid-19, pois espera que metade dos 25 milhões de habitantes da cidade seja infectada até o final do ano, enquanto o vírus varre a China em grande parte sem controle.

Após protestos generalizados e um aumento implacável de casos, a China fez  uma mudança abrupta nas políticas neste mês e começou a desmantelar seu regime “covid-zero”, que causou um grande impacto financeiro e psicológico nos 1,4 bilhão de habitantes.

Ainda assim, a contagem oficial de mortes na China desde o início da pandemia, três anos atrás, é de 5.241 – uma fração do que a maioria dos outros países registrou.

A China não registrou novas mortes por Covid pelo segundo dia consecutivo em 21 de dezembro, mesmo com funcionários de funerárias dizendo que a demanda aumentou na semana passada.

As autoridades – que restringiram os critérios para mortes por Covid, provocando críticas de muitos especialistas em doenças – confirmaram 389.306 casos de infectados com sintomas.

Alguns especialistas dizem que os números oficiais se tornaram um guia não confiável, pois menos testes estão sendo feitos na China após o relaxamento das restrições.

O Shanghai Deji Hospital, postando em sua conta oficial do WeChat na noite de quarta-feira, estimou que havia cerca de 5,43 milhões de casos positivos na cidade e que 12,5 milhões no principal centro comercial da China serão infectados até o final do ano.

“A véspera de Natal, o Ano Novo e o Ano Novo Lunar deste ano estão destinados a ser inseguros”, disse o hospital.

“Nesta trágica batalha, toda a Grande Xangai cairá e infectaremos todos os funcionários do hospital! Vamos infectar toda a família! Todos os nossos pacientes serão infectados! Não temos escolha e não podemos escapar.”

Os residentes de Xangai enfrentaram um lockdown de dois meses que terminou em 1º de junho, com muitos perdendo renda e tendo pouco acesso às necessidades básicas. Centenas morreram e centenas de milhares foram infectados durante esses dois meses.

Especialistas dizem que a China pode enfrentar mais de um milhão de mortes por Covid no próximo ano, dadas as taxas relativamente baixas de vacinação completa entre sua população idosa vulnerável.

A taxa de vacinação da China está acima de 90%, mas a taxa para adultos que receberam doses de reforço cai para 57,9% e para 42,3% para pessoas com 80 anos ou mais, mostram dados do governo.

Em um hospital em Pequim, imagens da televisão estatal CCTV mostraram filas de pacientes idosos na unidade de terapia intensiva respirando por meio de máscaras de oxigênio. Não estava claro quantos tinham Covid.

O vice-diretor do departamento de emergência do hospital, Han Xue, disse à CCTV que eles estão recebendo 400 pacientes por dia, quatro vezes mais do que o normal.

“Esses pacientes são todos idosos com doenças subjacentes, febre e infecção respiratória, e estão em estado muito grave”, disse Han.

O chefe da Organização Mundial da Saúde disse estar preocupado com o aumento das infecções e está apoiando o governo a se concentrar na vacinação daqueles com maior risco.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse a repórteres que a agência precisava de informações mais detalhadas sobre a gravidade da doença, internações hospitalares e requisitos para unidades de terapia intensiva para uma avaliação abrangente.

Medicina gratuita

A reviravolta na política da China pegou um frágil sistema de saúde despreparado, com hospitais lutando por leitos e sangue, farmácias por medicamentos e autoridades correndo para construir clínicas especiais.

Cidades menores longe das ricas costas leste e sul são particularmente vulneráveis. Tongchuan, uma cidade de 700 mil habitantes na província de Shaanxi, no noroeste, convocou na quarta-feira (21) todos os trabalhadores médicos que se aposentaram nos últimos cinco anos para se juntarem à batalha contra a Covid.

“Instituições médicas em todos os níveis da cidade estão sob grande pressão”, disse em um comunicado público. A mídia estatal disse que os governos locais estão tentando lidar com a escassez de medicamentos, enquanto as empresas farmacêuticas estão trabalhando em horário extra para aumentar os suprimentos.

Cidades em todo o país estavam distribuindo milhões de comprimidos de ibuprofeno para instituições médicas e farmácias de varejo, de acordo com um relatório do Global Times estatal.

A Alemanha disse que enviou seu primeiro lote de vacinas da BioNTech para a China para serem administradas inicialmente a expatriados alemães. Berlim está pressionando para que outros estrangeiros possam levá-los.

Essas seriam as primeiras vacinas de mRNA, tidas como as mais eficientes contra a doença, disponíveis na China. A China tem nove vacinas Covid desenvolvidas internamente aprovadas para uso.

Alguns especialistas chineses preveem que a onda de Covid atingirá o pico no final de janeiro, com a probabilidade de a vida voltar ao normal no final de fevereiro ou início de março.

Deu em CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.