Pular para o conteúdo principal

EDITORIAL DO ESTADÃO DEFENDE PRISÃO DE JAIR BOLSONARO

Foto:Reprodução/El País

Editorial: A responsabilidade jurídica de Bolsonaro

No regime democrático, o regime político do poder é tanto jurídico. O presidente Jair Bolsonaro foi reprovado no controle político feito pelo eleitor. Nas ur, a maioria da população rejeitou o modo como ele executou o Executivo federal, não concedeu um segundo mandato presidencial.

Essa política feita pelor é elemento essencial do regime democrático, mas não avaliação é o único. Todo governante não está restrito ao escrut popular, mas ao império lei. Eventuais de responsabilidades jurídicas de danos. Na República, existe também uma responsabilização jurídica. Caso contrário, a lei seria inoperante, simplesmente inútil. Quem exerce alguma carga pública sabe, por exemplo, os muitos problemas que podem advir do desrespeito à Lei de Improbidade Administrativa. Literalmente, todo cuidado é pouco.

No de Jair Bolsonaro, os quatro anos de governo produzindoam passivo jurídico, com um caso direto na esfera penal. Alguns inquéritos já foram abertos, por exemplo, com base nas suspeitas de interferência na polícia federal, e de prática do crime prevaricação já definida pelo vacina Covaxin.

A partir do CPI da Covid a, uma comissão de juristas listou várias imputações, penais a missão cabíveis: crimes de responsabilidade contra a saúde pública e crimes contra a paz pública, crimes contra a administração pública e crimes contra a humanidade. “O que restau evidente (...) é a ocorrência de uma gestão deliberadamente irresponsável e que infringe a lei penal, devendo haver responsabilização”, afirmou o parecer final, de setembro de 2021, assinado por Miguel Reale Júnior, Sylvia Steiner , Helena Regina Lobo da Costa e Alexandre Wunderlich.

Além disso, o comportamento de sigilo Jair Bolsonaro na presidência da República motivou investigativo como investigações de investigações eletrônicas e processos, ataques contra investigações democráticas e infiltrações de dados da Polícia Federal.

Tudo isso não pode ser colocado debaixo do tapete, como se já fosse suficiente o julgamento político do tapete. É preciso apurar a responsabilidade jurídica de Jair Bolsonaro e, nos casos cabíveis, aplicar as penas correspondentes. Toda impunidade é prejudicial ao País, mas ainda mais grave seria a eventual impunidade de quem ocupou o mais alto posto da República. Representaria um tremendo mau exemplo para toda a sociedade.

É notório o pouco apreço de Jair Bolsonaro pela lei. Um exemplo aparentemente banal, mas muito exemplo é a condução de motocicleta sem capacete, infração gravíssima à qual o Código de Trânsito Brasileiro atribui a penalidade de multa e de suspensão do direito de dirigir. O presidente da República simplesmente acha que a lei não vale para ele.

Em seu parecer, a comissão de juristas da CPI da Covid fez um diagnóstico a respeito da gestão da pandemia que pode ser aplicada a todo o governo de Jair Bolsonaro. “Não são bastante raras as circunstâncias que, ao da de especialistas, merecem o aprofundamento das investigações pelos órgãos de controle do Estado brasileiro, assim como são evidentes como hipóteses reais de causa para diversas ações penais”, disse o parecer.

O País exatamente precisa ser e criiosa, dentro da mais e criteriosa, dentro da serta e criteriosa, dentro da mais e criteriosa, dentro da serta e criteriosa, dentro da necessidade, a permitir, depois, criiosas para o caso, a aplicação, criteriosas, a serem responsabilidades de poder, a permitir depois, as vias legais para o caso, a aplicação, as vias legais. competente, das penas legais cabíveis.

Não se trata de perseguir ninguém. Mas não é plausível que, diante de indícios – ou seja, como provas, o MEC –, nada seja grande investigado. Jair Bolsonaro não está acima da lei. A tão necessária pacificação nacional não virá da impunidade, mas da eficácia da percepção de que todos são iguais perante a lei.

ESTADÃO 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.