Pular para o conteúdo principal

COMISSÃO DA ALRN APROVA PROJETO QUE PODE FAZER ATUAL PRESIDENTE FICAR NO CARGO POR 12 ANOS CONSECUTIVOS


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RN admitiu a legalidade de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite a reeleição para a Mesa Diretora da Casa. A proposta foi discutida em sessão extraordinária da CCJ, nesta quarta-feira (9) e, na prática, viabiliza a possibilidade do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) continuar mais quatro anos no cargo que ele ocupa desde 2015.

A proposta, apresentada pelo deputado estadual Souza, do PSB, muda a Emenda Constitucional 18, promulgada em 2019, que veda a recondução dos membros da Mesa, para o mesmo cargo, na eleição imediatamente seguinte. Ou seja: por meio da regra atual, não é possível a reeleição numa mesma legislatura (nos 4 anos do mandato).

Na proposta admitida na CCJ da Assembleia nesta quarta-feira, essa possibilidade passa a ser aceita. Claro que trata-se, ainda, de um PL, que teve sua admissibilidade aceita pela CCJ. O texto ainda deve ir para Comissão Especial, antes de ir para plenário, talvez ainda neste ano.

EZEQUIEL PODERÁ FICAR 12 ANOS NO CARGO

Ezequiel Ferreira foi eleito pela última vez em 2019, de uma vez, para os dois biênios, de 2019 e 2021. Na época, o presidente teve 23 votos secretos e apenas um deputado não votou – se absteve. Eleitoralmente, após ser cotado para disputar o governo, Ezequiel decidiu apoiar a reeleição de Fátima Bezerra (PT).

PARAIBA FEZ IGUAL

Em outubro, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41/2022, que regulamenta a eleição de Mesa Diretora. Durante a reunião, os deputados Ricardo Barbosa, que preside a Comissão, Anderson Monteiro, Edmilson Soares, Júnior Araújo, Jutay Meneses, Raniery Paulino, Wallber Virgolino e Wilson Filho apreciaram cerca de 50 matérias.

O texto da PEC 41/2022 altera o art. 59, §4º, da Constituição do Estado da Paraíba, determinando que “a Assembleia Legislativa reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano subsequente das eleições gerais, para a posse de seus membros e eleição da Mesa, para mandato de dois anos, permitida uma única reeleição ou recondução para o mesmo cargo”.

Portal 96 FM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.