Pular para o conteúdo principal

DISTÂNCIAS ENTRE LULA E BOLSONARO NOS ESTADOS VARIAM DE 2 A 54 PONTOS PERCENTUAIS


Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) irão disputar o segundo turno da eleição presidencial em 30 de outubro, depois de registrarem 48,43% e 43,2% dos votos válidos, respectivamente. A diferença entre eles, em todo o país, foi de pouco mais de cinco pontos percentuais.

Nos estados, os cenários são distintos. A menor distância entre os dois, por exemplo, ocorreu no Amapá, com pouco mais de dois pontos percentuais separando os dois candidatos. O ex-presidente recebeu 45,67% dos votos válidos, contra 43,41% do atual mandatário.

Em segundo e terceiro lugares entre os estados com vitória petista mais apertada estão Minas Gerais e Tocantins, com 4,69 e 6,4 pontos percentuais de diferença, respectivamente.

Em Minas, Lula teve 48,29%, contra 43,6% de Bolsonaro. Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador do estado. O candidato apoiado pelo petista, Alexandre Kalil (PSD), ficou em segundo lugar.

No Tocantins, o ex-presidente registrou 50,0%, e o atual mandatário, 44%. O PT tinha como candidato no estado Paulo Mourão, que perdeu para Wanderlei Barbosa, governador reeleito do Republicanos.

Ao todo, Lula venceu em 14 estados; e Bolsonaro, em 12, além do Distrito Federal. O candidato do PT ficou com a maioria dos votos em todos os estados do Nordeste, enquanto o do PL teve maior adesão em todos os estados do Sul e Centro-Oeste.

A maior distância entre os dois aconteceu no Piauí: 54,35 pontos percentuais. Lula teve, no estado, 74,25% dos votos, contra 19,9% do concorrente. O candidato do PT ao governo do estado, Rafael Fonteles, foi o vencedor da disputa.

Logo depois, está Roraima, em que Bolsonaro abriu vantagem de 46,52 pontos de diferença para Lula (69,57% dos votos, contra 23,05%). Antonio Denarium (PP) foi o vencedor para o governo estadual, e o candidato apoiado pelo PT, Rudson Leite (PV), perdeu.

Em seguida, vem a Bahia, com 45,42 pontos percentuais de diferença a favor de Lula (69,73% contra 24,31%). No estado, haverá segundo turno entre Jerônimo (49,3%), candidato do PT, e ACM Neto, do União Brasil (40,8%). O candidato do PL, João Roma, apoiado por Bolsonaro, ficou em terceiro lugar, com apenas 9% dos votos.

Veja quem venceu em cada estado e as diferenças de votos:

Piauí – Lula (54,35 pontos percentuais de diferença)

Roraima – Bolsonaro (46,52 pontos percentuais de diferença)

Bahia – Lula (45,42 pontos percentuais de diferença)

Maranhão – Lula (42,82 pontos percentuais de diferença)

Ceará – Lula (40,53 pontos percentuais de diferença)

Rondônia – Bolsonaro (35,38 pontos percentuais de diferença)

Pernambuco – Lula (35,36 pontos percentuais de diferença)

Sergipe – Lula (34,66 pontos percentuais de diferença)

Paraíba – Lula (34,59 pontos percentuais de diferença)

Acre – Bolsonaro (33,24 pontos percentuais de diferença)

Santa Catarina – Bolsonaro (32,67 pontos percentuais de diferença)

Rio Grande do Norte – Lula (31,96 pontos percentuais de diferença)

Mato Grosso – Bolsonaro (25,45 pontos percentuais de diferença)

Alagoas – Lula (20,45 pontos percentuais de diferença)

Paraná – Bolsonaro (19,27 pontos percentuais de diferença)

Distrito Federal – Bolsonaro (14,8 pontos percentuais de diferença)

Mato Grosso do Sul – Bolsonaro (13,66 pontos percentuais de diferença)

Goiás – Bolsonaro (12,65 pontos percentuais de diferença)

Pará – Lula (11,95 pontos percentuais de diferença)

Espírito Santo – Bolsonaro (11,83 pontos percentuais de diferença)

Rio de Janeiro – Bolsonaro (10,41 pontos percentuais de diferença)

São Paulo – Bolsonaro (6,82 pontos percentuais de diferença)

Amazonas – Lula (6,76 pontos percentuais de diferença)

Rio Grande do Sul – Bolsonaro (6,61 pontos percentuais de diferença)

Tocantins – Lula (6,4 pontos percentuais de diferença)

Minas Gerais – Lula (4,69 pontos percentuais de diferença)

Amapá – Lula (2,26 pontos percentuais de diferença)


CNN Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.