Pular para o conteúdo principal

CONFIRA A LISTA DE CANDIDATOS QUE FORAM BEM VOTADOS , MAS NÃO CONSEGUIRAM VAGAS NA ALRN E CÂMARA

 


Nem sempre os candidatos mais votados para deputados, estadual e federal, conseguem uma vagas na Assembleia ou na Câmara dos Deputados. Na eleição de 2022, realizada nesse domingo (02), nomes conhecidos do cenário político do Rio Grande do Norte ficaram fora da lista dos eleitos mesmo com votações expressivas.

Na disputa de deputado federal, os candidatos Garibaldi Filho (MDB) e Beto Rosado (PP) foram quinto e sexto mais votados, com 92,7 mil e 83,9 mil, respectivamente, mas ficaram de fora da Câmara, mesmo, teoricamente, dentro das oito vagas.

Outro que ficou entre os oito foi Kelps Lima (Solidariedade). Ele recebeu 79 mil votos, mas não foi eleito. Em contrapartida, Paulinho Freire (União Brasil) e General Girão (PL), com 77,9 mil e 76,6 mil, respectivamente, tiveram menos votos, mas conseguiram as vagas.

Outro que ficou fora tendo mais votos do que um candidato eleito foi Lawrence Amorim (Solidariedade). Ele recebeu 57,5 mil votos contra 56,3 mil de Sargento Gonçalves (PL), que acabou eleito.

Na disputada pelas vagas na Assembleia Legistativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Raimundo Fernandes (PSDB) tiveram mais votos do que concorrentes, mas ficaram de fora. Eles receberam 34,4 mil e 33 mil votos, respectivamente. Por outro lado, Neilton (PL) acabou sendo eleito, mesmo tendo votação inferior a vários concorrentes. Ele foi o menos votado entre os vitoriosos.

Por que isso acontece?

Para ser eleito deputado federal ou estadual em outubro, além de obter votos para si, o candidato também depende dos votos que serão dados ao partido ou à coligação a que pertence. Ao contrário dos cargos majoritários, cujo eleito é o mais votado, no caso dos parlamentares, a vitória depende do cálculo do quociente eleitoral e partidário.

Quociente eleitoral

Para participar da distribuição das vagas na Câmara dos Deputados ou nas Assembleias Legislativas, o partido ou coligação precisa alcançar o quociente eleitoral — resultado da divisão do número de votos válidos no pleito (todos os votos contabilizados excluídos brancos e nulos), pelo total de lugares a preencher em cada Parlamento.

Quociente partidário

Feito o cálculo do quociente eleitoral, é realizado o cálculo do quociente partidário, que determinará a quantidade de vagas que cada partido ou coligação terá assegurada. Para chegar ao quociente partidário, divide-se o número de votos que cada partido/coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados de partido ou coligação, até o número apontado pelo quociente partidário.

Com os quocientes eleitorais e partidários pode-se chegar a algumas situações. Um candidato A, mesmo sendo mais votado que um candidato B, poderá não alcançar nenhuma vaga se o seu partido não alcançar o quociente eleitoral. O candidato B, por sua vez, pode chegar ao cargo mesmo com votação baixa ou inexpressiva, caso seu partido ou coligação atinja o quociente eleitoral.

Exemplos

Suponha que a quantidade de votos válidos de uma eleição para deputado federal em determinado Estado chegue a 1 milhão e o número de cadeiras seja dez. O quociente eleitoral será 100 mil, resultado da divisão. Isso significa que, a cada 100 mil votos, o partido ou coligação garante uma cadeira na Câmara.

Sendo assim, uma coligação que tenha recebido 400 mil votos tem direito a quatro vagas, as quais serão preenchidas pelos quatro candidatos mais votados da coligação, na ordem de votação. Mesmo que o quarto colocado desta coligação tenha recebido apenas um voto, ele está eleito.

Em contrapartida, se outra legenda conseguiu 99 mil votos e o seu candidato mais votado tenha conseguido 90 mil destes votos, este não estará eleito, pois o partido não alcançou o quociente eleitoral que, neste exemplo, é de 100 mil votos.

Veja os deputados federais mais votados

*Natália Bonavides – 157.565

*João Maia – 104.254

*Benes – 100.693

*Robinson Faria – 97.319

Garibaldi Filho – 92.753

Beto Rosado – 83.968

*Fernando Mineiro – 83.481

Kelps Lima – 79.025

*Paulinho Freire – 77.906

*General Girão – 76.698

Lawrence Amorim – 57.598

*Sargento Gonçalves – 56.315

Veja os deputados estaduais mais votados

*Wendel Lagartixa – 88.265

*Ezequiel Ferreira – 70.800

*Coronel Azevedo – 62.607

*Kleber Rodrigues – 61.074

*Adjuto Dias – 57.657

*Isolda Dantas – 57.046

*Dr. Bernardo – 52.505

*Divaneide Basílio – 52.177

*Francisco do PT – 50.499

*George Soares – 50.037

*José Dias – 49.027

*Dr. Kerginaldo – 47.809

*Gustavo Carvalho – 46.318

*Tomba Farias – 42.612

*Cristiane Dantas – 42.035

*Nelter Queiroz – 38.602

*Galeno Torquato – 37.274

*Eudiane Macedo – 36.027

Ubaldo Fernandes – 34.426

Raimundo Fernandes – 33.085

*Luis Eduardo – 31.871

*Terezinha Maia – 29.440

*Hermano Morais – 28.948

Jorge do Rosário – 28.337

Getúlio Rêgo – 28.017

Jadson – 27.763

Vivaldo Costa – 27.534

*Ivanilson Oliveira – 27.426

*Taveira Junior – 26.714

Robson Carvalho – 26.609

Mauricio Filho – 26.525

*Neilton – 25.143

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.