Pular para o conteúdo principal

BOLSONARO FALA EM NEGOCIAR FIM DAS EMENDAS DE RELATOR SE REELEITO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira 24 que trabalhará para extinguir as emendas de relator do Congresso caso seja reeleito na eleição presidencial do próximo domingo

“Eu pretendo negociar o ano que vem, se eu for reeleito obviamente, a extinção deste dito orçamento secreto”, afirmou.

O mandatário disse que perde poder com essas emendas porque boa parte do Orçamento acaba ficando com o Legislativo. As emendas de relator tornaram-se um dos principais mecanismos do governo para aprovar pautas no parlamento e sua liberação costuma ser negociada entre as cúpulas da Câmara dos Deputados e do Executivo, principalmente às vésperas de votações importantes.

O assunto foi amplamente explorado pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa com Bolsonaro. O presidente nunca havia falado em negociar o fim dessas verbas.

Essas emendas são distribuídas por critérios políticos, sem transparência e permitem que congressistas mais influentes possam abastecer seus redutos eleitorais.

Segundo Bolsonaro, a ideia é “negociar com o parlamento até que ponto nós podemos discutir quem vai liberar esses recursos”.

O presidente reclamou do fato de a liberação dessas emendas passar por apenas um parlamentar, o relator da Comissão Mista de Orçamento do Congresso. “No momento é uma pessoa, é um deputado federal um ano, um senador no outro que tem mais poderes do que eu”, afirmou

O mandatário disse que esse parlamentar “passou a ser o dono da função mais importante do Brasil” e que “isso não é justo”.

E prosseguiu: “É um desgaste para todo mundo. Quem está pagando a conta sou eu. Eu não tenho acesso, eu queria ser dono desse orçamento secreto”, afirmou o mandatário em entrevista ao Metrópoles.

O presidente disse acreditar que foi eleito um Congresso com outro perfil e, por isso, terá mais poder para influenciar no debate sobre o tema.

“Com o novo parlamento, que ficou muito mais para o centro-direita, eu pretendo negociar”, afirmou

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADOLESCENTE É BALEADA COM TIRO NA CABEÇA NO MUNICÍPIO DE JUCURUTU (RN) E SEU ESTADO É GRAVISSÍMO

Uma adolescente de 17 anos foi baleada com um tiro na cabeça, no final da tarde desta quinta-feira (02), em Jucurutu. A adolescente, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz, no municpio de Jucurutu. Seu estado de saúde é gravissímo. A Polícia Militar prendeu o suspeito pelo crime. Segundo informações da Polícia o homem tentou matar uma outra pessoa, conhecida por "Jó do Ouro" mas os tiros acertaram a adolescente. Adolescente estava no local acompanhada da mãe, quando o homem conhecido como  por "Flavino da Internet", chegou ao local e atirou em direção de "Jó" e acertou na cabeça da jovem.

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.