Pular para o conteúdo principal

TRE/RN CONSIDERA 32 CANDIDATURAS INAPTAS E INDEFERE SETE REGISTROS



As nove candidaturas ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com os respectivos vices, foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), assim como os 10 candidatos e candidatas ao Senado com os seus respectivos primeiro e segundo suplentes.

Essas candidaturas estão entre os 557 pedidos de registros apresentados à Justiça Eleitoral para as eleições majoritárias e proporcionais, distribuídas da seguinte forma: 9 candidatos a governador, 9 candidatos a vice, 10 postulantes do Sendo, 10 primeiro suplente de senador, 10 segundo suplente de senador, 187 pedidos de candidaturas à Câmara dos Deputados e 320 à Assembleia Legislativa.

O TRE-RN julgou todos os pedidos dentro do prazo que foi encerrado na segunda-feira, 12, em cumprimento ao calendário eleitoral 2022.

O levantamento feito pela equipe do Jornal de Fato, tendo como fonte a plataforma divulgacandcontas.tse.jus.br, mostra que 504 candidaturas foram autorizadas pela Justiça Eleitoral e estão aptas ao pleito de 2 de outubro, enquanto outras sete foram deferidas com recursos, ou seja, ainda depende de novas decisões da Justiça Eleitoral.

TRE-RN também indeferiu o registro de sete candidaturas, entre elas, a do ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anax Vale (União Brasil), que entrou com recurso para reverter a situação. Ele continua com a campanha para deputado estadual. Anax tem condenação por improbidade administrativa, por isso, foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa, conforme decisão unânime da Corte Eleitoral potiguar.


Preso candidato

Já o policial militar reformado “Wendel Jacaré”, candidato a deputado estadual pelo PL, levou melhor sorte e teve a candidatura liberada pelo pleno do TRE-RN, mesmo estando preso sob suspeita de triplo homicídio em Natal, além de ser investigado por suposta associação a grupo de extermínio.

A juíza eleitoral Érika Paiva, relatora dos autos, afirmou no seu voto que nenhum pedido de impugnação ou notícia de inelegibilidade foi apresentado contra o pedido de registro de candidatura de “Largatixa", embora o MP Eleitoral tenha aduzido que o candidato teria sido condenado em ação penal pela prática de crime hediondo, tipificado no artigo 16, da lei 10.826/2003 (Lei do Desarmamento).

Prevaleceu a defesa de Wendel Lagartixa, que alegou que o crime pelo qual foi condenado refere-se à posse de munição e acessórios de uso restrito e não à posse ou porte ilegal de arma de uso proibido, "o que exclui o caráter hediondo da conduta" nos moldes expressos no artigo 1, parágrafo único, inciso II, da lei 8.072/90, alterada pela lei 13.964/2019.


Inaptas

O balanço ainda revela que 32 candidaturas foram consideradas inaptas, para concorrerem aos cargos de deputado estadual, federal e suplente. Desse total, 10 casos são de candidatos que renunciaram às suas candidaturas. 21 candidatos tiveram as candidaturas indeferidas por razões diversas, como inelegibilidade, ou ausência de documentos necessários para a candidatura.

As renúncias não significam necessariamente a saída total dos candidatos do pleito, tendo em vista que em alguns partidos houve trocas. É o caso do Unidade Popular (UP) que teve os suplentes ao Senado desistindo das candidaturas iniciais, sendo necessária a troca da ordem de primeiro e segundo suplente entre si.

 
Com informações do Jornal de Fato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE FILHA DE RENATO GAÚCHO NUA VAZAM NAS REDES SOCIAIS.

Vazou uma suposta foto nua de Carol Portaluppi na internet na madrugada desta segunda-feira (09). A filha de Renato Gaúcho aparece completamente nua no clique, que seria de setembro.  Na foto, Carol Portaluppi exibe os pontos da cirurgia que fez para colocar silicone nos seios, há três meses. Portaluppi está segurando apenas uma caneca no clique, que está circulando pelas redes sociais. A filha de Renato Gaúcho colocou silicone nos seios em setembro e ficou um mês sem malhar para se recuperar totalmente após a cirurgia.  Na época, Portaluppi falou sobre sua cirurgia. ‘Era algo que estava me incomodando. Esperei o momento certo e fiz a cirurgia. Ficou bem natural’, disse. As imagens que estão circulando na web estariam armazenadas em um aparelho celular a moça, que teria sido roubado. As informações de bastidores é de que a jovem está bastante abalada com a divulgação da imagem. As imagens já estão disponíveis em milhares de sites nacionais. Confira   AQUI...

UNIVERSIDADES SEM EMENDAS

Foto/STF O ministro Flávio Dino, do STF, determinou, ontem, a imediata suspensão de emendas parlamentares para universidades estaduais e suas respectivas fundações de apoio em oito estados. A liminar do ministro vale para as instituições do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe.   A decisão foi tomada após os estados não enviarem ao Supremo manifestação sobre a determinação de Dino para que sejam criadas normas e orientações sobre a aplicação e prestação de contas referentes às emendas que são destinadas às instituições. A exigência consta em uma decisão assinada no dia 12 de janeiro deste ano.

USUÁRIOS ESTÃO SENDO BANIDOS DO WHATSAPP: SAIBA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Usuários do WhatsApp têm relatado banimentos repentinos e sem justificativa clara nas últimas semanas. Os relatos se espalharam pelas redes sociais e apontam que o aplicativo está desativando contas automaticamente, sob a alegação de “violação dos termos de uso”, mas sem indicar qual regra teria sido descumprida. A notícia é do Metrópoles. O problema afeta tanto contas pessoais quanto comerciais, prejudicando especialmente pequenos empreendedores, autônomos e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma como canal principal de comunicação com seus públicos. Banimentos ocorrem mesmo sem uso irregular Muitos dos relatos negam o uso de práticas consideradas irregulares, como envio de spam, mensagens em massa ou o uso de aplicativos não autorizados. Essas são, em geral, as principais causas de punições dentro do WhatsApp. “Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, relatou um usuário na rede X (antigo Twit...