Pular para o conteúdo principal

QUEIJEIRA DE SÃO JOÃO DO SABUGI É PREMIADA COM MEDALHAS DE PRATA E BRONZE NO MUNDIAL DO QUEIJO



Dezoito produtores norte-rio-grandenses de queijeiras e pequenos laticínios participam até este domingo (18) do Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos e da Feira Livre de Queijos e Produtos de Terroir, que acontecem na 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, em São Paulo. São 58 produtos, como queijos de coalho e manteiga, iogurtes e manteiga do sertão, também conhecida como manteiga da terra. O evento tem como principal objetivo reconhecer os melhores queijos do mundo, avaliados por uma comissão de jurados brasileiros e estrangeiros. Com os concursos chancelados pela Guilde Internationale des Fromagers, o Mundial é a única premiação nacional que abrange o setor queijeiro como um todo, envolvendo produtores artesanais e industriais.

O queijo produzido na Região do Seridó foi mais uma vez destaque com medalhas de ouro, prata e bronze. Entre as premiações se destacaram entre os melhores queijos do Mundo: Laticínio Sertão Piranhas, de Jardim de Piranhas; Queijeira Vô Nelson, de Jardim do Seridó; Queijeira Monte Sertão e Queijeira Dona Gertrudes, ambas de Caicó; Laticínio Sertão Jucurutu e Galego da Serra, de Tenente Laurentino Cruz.

Reprodução/Mundial do Queijo do Brasil 2022


A Queijeira do Zaca de São João do Sabugi e o queijo da Fazenda Rolinha de Serra Negra do Norte também foram destaques com o seu queijo de manteiga e manteiga de garrafa sendo premiados com as medalhas de Prata e Bronze.




O diretor técnico do Sebrae-RN, Joâo Hélio Cavalcanti, destaca que a participação de um número tão representativo de pequenos produtores do Rio Grande do Norte no Mundial do Queijo do Brasil, revela a mudança de cultura de que o pequeno produtor rural não consegue ter acesso aos grandes eventos nacionais, com a participação de países como a França, que faz parte deste mundial.

“O queijo do nosso estado nos enche de orgulho num evento como este, porque não deixa nada a desejar em relação a outros estados com tradição na produção do queijo artesanal. Nossas queijeiras e laticínios têm evoluído bastante, tanto em termos de qualidade e produtividade, quanto em relação aos avanços conquistados no mercado”, avalia João Hélio, lembrando o apoio do Sebrae-RN e parceiros que fortalecem o setor de leite e derivados.

Nível Internacional 

Nesta edição de 2022, o Mundial do Queijo do Brasil recebeu um total de 1.200 queijos inscritos e atraiu cerca de 50 mil pessoas. Com 250 medalhas reconhecidas por um corpo de 200 jurados brasileiros e estrangeiros, o evento revelou que os queijos brasileiros e da Região do Seridó estão num patamar de nível internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DERROTA PARA EZEQUIEL

  Caso se confirme a derrota do Governo na Assembleia Legislativa do RN, sobre a manutenção do aumento na alíquota do ICMS em 20%,  outro grande derrotado será o atual presidente do legislativo,  deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Nos bastidores há uma grande  insatisfação por parte de deputados com o presidente.

CAICOENSE É ENCONTRADA SEM VIDA DENTRO DE UM CARRO EM NATAL

A caicoense  Milena Azevedo de Sena Alves, 32 anos, foi achada sem vida dentro de um carro próximo à ponte Newton Navarro, em Natal. Corpo foi removido pelo Itep. A família ainda não esclareceu o que pode ter acontecido com Milena, dada como desaparecida pelos familiares horas antes de seu corpo ter sido localizado. Nas redes sociais uma mensagem com despedida a Milena circula desde as primeiras horas desta terça-feira, 02 de janeiro de 2024. Sepultamento será em Natal. MENSAGEM Infelizmente temos uma notícia muito triste para nós Caicoenses. Milena, que estava desaparecida, foi encontrada sem vida dentro de um veículo próximo à ponte Newton Navarro. Os familiares foram reconhecer o corpo no Itep. Ela era filha de Conceição Azevedo e Dircineu Sena. Conceição foi funcionária do Banco do Brasil de Caicó e Dircineu da CAERN.

POLÍCIA PRENDE TRÊS EM OPERAÇÃO DE COMBATE AO TRÁFICO NO SERIDÓ

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 22, Policiais Civis de todas as equipes componentes da 3DRP deflagraram operação policial nas cidades de Florânia e Tenente Laurentino visando coibir o tráfico de drogas e apreender armas de fogo.  Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, resultando em três flagrantes por porte e posse irregular de arma de fogo e dois TCOs por crime ambiental. Tiago (camisa vermelha) já foi preso por participar de uma tripla tentativa de homicídio e é também apontado como envolvido em um homicídio ocorrido no mês de maio, na cidade de Florania.  Foram presos: JOSÉ DA SILVA MACEDO, 50 anos, conhecido como ZEZINHO DO BAR; TIAGO CRISTIAN SANTOS MACEDO, 21 anos; e PAULO MAURO DA SILVA, 29 anos, vulgo Paulinho. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibre 38, 12 munições intactas e duas espingardas artesanais. A operação contou com a participação de 30 policiais civis e uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Tenente Laurentino e foi c