Pular para o conteúdo principal

PRÍNCIPE CHARLES SE TORNA REI CHARLE III COM A MORTE DE ELIZABETH II

 


Depois de 73 anos se preparando, Charles se torna o novo rei britânico nesta quinta-feira, 8, com o nome de Charles III, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Pelos regras de sucessão ao trono do Reino Unido, o príncipe de Gales, herdeiro da rainha, vira automaticamente o rei, mas cerimônia de coroação ainda pode levar meses.

Charles é o mais velho de quatro filhos da rainha e seu falecido marido, o príncipe Philip. Quando sua mãe assumiu o trono aos 25 anos, ele se tornou o herdeiro do Reino Unido aos 3 anos. Ele chega ao reinado como o monarca britânico mais velho – o segundo foi William IV, que tinha 64 anos quando se tornou rei, em 1831.

Charles passa a ser também o líder da Comunidade das Nações – Commonwealth. O cargo não é hereditário e, em 2018, os dirigentes dos 53 países que integram a Comunidade atenderam ao pedido da rainha para que seu primogênito o assumisse. Charles herda também bens, como terras e propriedades. Agora, o herdeiro ao trono passa a ser seu primeiro filho, o príncipe William.

A primeira decisão de Charles enquanto rei foi sobre o seu nome, Charles III. Seu nome completo é Charles Philip Arthur George, o que o permitia selecionar qualquer um deles como seu título de reinado. O príncipe William também passará por uma mudança de título, embora não automática. Mesmo sendo herdeiro do trono, ele não se torna ainda o príncipe de Gales ainda, mas já herda o título de duque da Cornualha. Sua esposa Kate Middleton será conhecida como a duquesa da Cornualha.

Em seu primeiro discurso como monarca, Charles III qualificou a morte de sua mãe como um momento de grande tristeza que será sentido em todo o mundo. “Choramos profundamente a perda de uma soberana e uma mãe muito querida. Sei que sua perda será sentida profundamente em todo o país, os reinos e a Commonwealth, assim como por inúmeras pessoas em todo o mundo”, disse o rei em um comunicado.

No passado, a rainha expressou o desejo de que Charles assumisse a Commonwealth. “É meu desejo sincero que a Commonwealth continue a oferecer estabilidade e continuidade para as gerações futuras e decida que um dia o príncipe de Gales deve continuar o importante trabalho iniciado por meu pai em 1949″, disse ela em 2018.

Reinado a frente

Já detentor de uma pensão de aposentadoria de pouco mais de 100 libras esterlinas – que doava a uma organização beneficente para pessoas idosas – e do passe de transporte público gratuito, Charles chega ao trono com uma reputação de ser mais intrometido politicamente que sua mãe, afeito a causas que vão da agricultura orgânica à arquitetura neoclássica, passando pela pobreza juvenil.

Charles tem um grande histórico de se pronunciar sobre os temas políticos, diferentemente de sua mãe. Em dezembro de 2016, denunciou a ascensão do populismo e a hostilidade aos refugiados, justo no ano em que seu país deixou a União Europeia e Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos.

“Estamos vendo a ascensão de muitos grupos populistas em todo o mundo crescentemente agressivos em relação aos que professam uma fé minoritária”. “Tudo isso tem ecos profundamente inquietantes dos dias obscuros dos anos 1930″, sentenciou.

Seu “ativismo” deu lugar a manchetes como: “Tensão no palácio, Charles se nega a ser um rei mudo” (Sunday Times), ou “a rainha teme que o país não esteja preparado para aceitar Charles e seu ativismo” (The Times).

As duas manchetes respondiam a uma biografia polêmica, “Charles: o coração de um rei” (Charles: Heart of a King, em inglês), cuja autora, Catherine Mayer, apresentou um homem “sem entusiasmo” para substituir sua mãe, por medo de ter que abandonar seus interesses, e cercado de muita gente disposta a servi-lo.

Agora, o novo rei assume as rédeas de uma instituição com um papel reduzido no mundo, numa época e idade que representam um duplo desafio. Desde seus primeiros compromissos oficiais na década de 1970, o papel do príncipe de Gales foi de “apoio”, recebendo dignitários, participando de jantares de Estado e viajando para uma centena de países, especialmente depois que Elizabeth II ficou com a saúde mais frágil.

No entanto, este aristocrata idoso tem pouca popularidade em comparação com sua mãe. Charles teve apenas 54% de opiniões favoráveis em agosto de 2021, de acordo com uma pesquisa do YouGov, muito atrás da rainha (80%), seu filho príncipe William (78%), sua nora Kate (75%) e sua irmã, a Princesa Anne (65%).

Fonte: Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUSTIÇA ELEITORAL FISCALIZA CLINICA EM CAICÓ POR SUSPEITA DE COMPRA DE VOTOS; 11 PESSOAS FORAM CONDUZIDAS A DELEGACIA

A Justiça eleitoral realizou nesta segunda-feira(02) uma operação de fiscalização contra supostos crimes eleitorais em uma clinica médica e odontológica localizada na rua Tonheca Dantas nas proximidades da Central do Cidadão no bairro Penedo em Caicó.  Os funcionários da justiça eleitoral receberam denuncias de que a clinica estaria funcionando no domingo a noite e poderia está acontecendo favorecimento politico, mais como não conseguiram fazer a fiscalização naquele momento realizaram na manhã de segunda-feira, feriado de finados.  Ao chegar no local foi constatado a clinica em funcionamento com movimentação de pacientes e ao entrar pediram explicações e foram informados que aproveitaram o feriado para fazer moldagem para posteriormente ser realizado o orçamento do trabalho.  Os servidores da justiça solicitaram apoio da Policia Militar e conduziram até a delegacia para averiguação e prestar depoimentos três pessoas que trabalham na clinica e 8 pacientes que estavam presentes no local

SEXO, DROGAS E MUITO AMOR. VÍDEO DE SOGRA DE PREFEITO DE CAMPINA GRANDE PROVOCA "FRISSON" NA PARAÍBA

Um vídeo onde a sogra do prefeito de Campina Grande, Soraya Brito, aparece em um motel cheirando cocaína explodiu como uma bomba na Paraíba essa manhã. Soraya Brito é a mãe de Juliana Cunha Lima, casada com o prefeito Bruno Cunha Lima (Solidariedade). Bruno Cunha Lima é sobrinho do ex-governador Cássio Cunha Lima, que foi um dos líderes nacionais do PSDB. O ex-senador vai lançar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato ao governo do Estado. A gravação está sendo muito comentada nas redes sociais, e a hashtag #fofocadecampina é uma das mais citadas na região. Ninguém sabe a autoria do vídeo.

CERVEJA EM FALTA...

Às vésperas das festas de fim de ano, o nível de ruptura da cerveja – índice que monitora a falta de produtos em supermercados brasileiros –, segue em alta. Em novembro, atingiu 19,45%, frente aos 10% registrados no mesmo mês de 2019.  O índice começou a subir em março, no início da quarentena. Nos últimos meses foram registrados 17,64% de ruptura, em setembro, e 18,92% em outubro.  O monitoramento acompanha os dados de 40 mil varejistas no Brasil e é feito pela Neogrid, especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.  A falta de cervejas nas prateleiras se deve, principalmente, às dificuldades que as empresas enfrentam para comprar embalagens, como vidro para as garrafas e latas. Apesar do alto índice de ruptura, não há, por ora, risco de desabastecimento do produto.